quarta-feira, 26 de março de 2008

GRINDHOUSE

A PROVA DE MORTE(DEATH PROOF, EUA, 2007)

Tarantino é sempre Tarantino! E não é que mesmo depois de Kill Bill, um dos filmes mais inovadores e sanguináreos de todos os tempos ele conseguiu se reinventar. A Prova de Morte(Death Proof) é um filme bem mais modesto do que seus anteriores, mas vale pela bela incursão do diretor a um gênero hoje tão desgastado como o terror/suspense.

Nos EUA A Prova de Morte foi lançado junto com Planeta Terror de Robert Rodriguez. Os dois faziam parte do projeto Grindhouse, eram exibidos os dois filmes e entre eles trailers de filmes falsos bolados por colegas diretores. Aqui no Brasil o formato não foi adotado, Planeta Terror já está nas locadoras, mas nada de A Prova de Morte ainda (e viva o milagre da internet!).

Algumas seqüências são bastante violentas, mas daquela maneira tarantinesca, que choca, porém não agride. O clima é de anos 70, com uma direção de fotografia que lembra clássicos como O Massacre da Serra Elétrica. No mais: perseguições na estrada, mulheres exuberantes, o malvado interpretado por Kurt Russel e o punhado de referências à cultura POP e a própria obra do diretor.

O filme é basicamente dividido em duas partes, na primeiras jovens lindíssimas e maconheiras são apresentadas ao público e depois devoradas pelo maníaco das estradas. A transição para a segunda parte assim como em Kill Bill é feita através de uma cena em preto e branco. No elenco tem ainda Rosario Dawnson e Rose McGowan(que também está em Planeta Terror). A trilha como de costume é o outro presente de Tarantino a seus adoradores.

Tarantino transforma um dos maiores clichês do cinema de terror em um filme cheio de coisas legais na entrelinhas e que devem ser compreendidas. Nem tudo está perdido, nem mesmo os clichês do horror.

Planeta Terror(Planet Terror, EUA, 2007)

Infelizmente não falo de Planeta Terror com a mesma empolgação que falei de A Prova de Morte. O episódio de Robert Rodriguez para Grindhouse não chega a ser ruim, mas se comparado ao do mestre Tarantino ele passa batido.

Dessa vez a história é sobre zumbis, outro clichê do gênero, mas que recentemente rendeu bons filmes como Extermínio e Madrugada dos Mortos. Mas parece que Rodriguez não segura a onda, mesmo apoiado por um peso-pesado como Tarantino que participa do filme no papel de um militar sádico. Taranta compreende muito mais o espírito de grindhouse do que seu amigo latino. Mesmo assim, Rodriguez utiliza dos mesmos truques na direção de fotografia pra caracterizar a tosqueira das exibições de grindhouse.

Rose McGowan(que apareceu em Prova de Morte) volta nesse filme como uma mulher fatal, uma go-go dancer e que no mínimo já despertou curiosidade por aparecer com uma metralhadora acoplada ao seu cotoco de perna. Perna essa que foi devorada por zumbis famintos.

Assista Prova de Morte e Planeta Terror acabará se tornando desprezível, ainda que traga boas referências, uma trilha sonora que inclui a banda francesa Nouvelle Vague, e participações especiais como a de Bruce Willis, mas nada de cenas memoráveis, o que acontece muito no filme de Tarantino.

Ouvindo The Coasters – Down in México( da trilha de Death Proof)

Nenhum comentário: