segunda-feira, 25 de maio de 2009

Festival de Cannes - Balanço Final


O austríaco Michael Haneke(A Professora de Piano, Caché) confirmou o favoritismo e levou a Palma de Ouro por A Fita Branca(Das Weisse Band)

Charlotte Gainsbourg recebeu o prêmio de melhor atriz por seu papel no polêmico AntiCristo de Lars Von Trier.

"Fish Tank", de Andrea Arnold (Reino Unido), e "Thirst",o filme de vampiros de Park Chan-Wook (Coreia do Sul), dividiram o prêmio do Júri.

O cineasta francês Alain Resnais foi premiado e homenageado pelo conjunto da obra.

A espanhola Isabel Coixet apresentou Map of the Sounds of Tokyo, soa até parecido com Encontros e Desencontros, e não agradou ao público.

The Imaginarium of Doctor Parnassus foi tido como um dos melhores trabalhos de Terry Gilliam, e como o gran finale para Heath Ledger.

Inglorios Bastardos, o novo de Tarantino dividiu a crítica e foi classificado como o filme menos comercial da carreira do diretor.

Ang Lee também surpreendeu a crítica com seu documentário sobre Woodstock.

Gaspar Noé do inquietante Irreversível voltou a assombrar Cannes com Enter the Void, longa onde fala sobre sexo, drogas e coisas hardcore.

A co-produção franco/brasileira À Deriva, de Heitor Dhalia, arrancou cinco minutos de aplausos da platéia e foi elogiadíssima por crítica/público.

Los Abrazos Rotos, mais recente de Almodóvar teve uma recepção morna. É que sempre se exige muito do diretor, e nem sempre conseguimos alcançar as expectativas.

Agora, foi o retorno de Alejandro Amenábar ao cinema em língua-inglesa.O épico protagonizado por Rachel Weizn obteve muitos elogios e já é um dos filmes mais aguardados.

Francis Ford Copolla também estreou Tetro, fora de competição no Festival.Parece ser sua melhor produção em anos, até pq fazia muitos que o diretor estava parado.

Via Blog do Vinícius

Um comentário:

Vinícius P. disse...

Apesar de aparentemente não ter o mesmo prestígio do ano passado, acho que essa edição do Festival de Cannes cumpriu a função de apresentar alguns dos melhores filmes do ano. Ansioso principalmente pelos longas de Almodóvar, Lee e Dhalia. Valeu pelo link! ;-)