segunda-feira, 30 de março de 2009

Los Abrazos Rotos


Quando pela primeira vez assisti um filme do Pedro Almodóvar no cinema já admirava muito o diretor, vibrei e me emocionei do início ao fim de Fale com Ela. Agora, a modernidade me possibilita ver Los Abrazos Rotos on line, uma semana depois do filme ser lançado na Espanha. É claro que se perde muito por não poder reparar em cada detalhe na tela grande, mas a essência, essa sim permanece.

Almodóvar é um diretor que sempre gera muita expectativa em seu público antes de lançar um filme, e isso nem sempre é bom, pois superar-se e reinventar-se a cada longa, ainda mais com uma filmografia tão rica não é nada fácil. Los Abrazos Rotos é um pouco diferente do Almodóvar que estamos habituados, apesar de se assemelhar com La Mala Educación, e seguir a mesma linha NOIR de seus filmes mais recentes.

Luis Homar(o padre em A Má Educação) é o protagonista da história, um diretor de cinema, que cego, procura por novos projetos. A narrativa não linear nos leva ao passado desse personagem, é lá que está Magdalena, interpretada por uma estonteante Penélope Cruz. Lena é uma ex-prostituta que se casa com o chefe e torna-se dependente desse homem milhonário, o envolvimento com o cinema dará novos rumos a sua história.

O filme dentro do filme tem se tornado constante na filmografia do diretor, ele já experimentou tal experiência em A Lei do Desejo, Fale com Ela e Má Educação. É mais uma maneira de declarar a grande paixão pelo cinema. Dessa vez ele referencia a si mesmo inspirando-se nas rodagens de Mulheres a beira de um ataque de nervos que resulta em Chicas y Maletas. Com citações diretas e indiretas, ele evoca Alfred Hitchcock, Andy Warhol, Louis Malle e a si mesmo. As questões técnicas seguem impecáveis, cada plano é idealizado pelo diretor como uma obra de arte.

No que diz respeito a trilha sonora aqui temos uma mudança, nada daquelas canções espanholas tão característas, há sim uma bela música de Cat Power. O elenco conta ainda com Blanca Portillo, Lola Dueñas, além de participações afetivas de Chus Lampreave, Rossy de Palma e Angela Molina.


Se assim como eu você não se aguentar pode baixar o filme por AQUI. Los Abrazos Rotos deve chegar ao Brasil apenas no final do ano.

Um comentário:

Vinícius P. disse...

Como já deve saber, esse é o filme que mais aguardo no ano, por isso estou seriamente considerando assistir antes de estrear aqui no Brasil - realmente deve demorar muito... gostei de sua crítica!