terça-feira, 24 de março de 2009

LEONERA(Argentina, 2008)


Leonera em espanhol significa jaula de leoas. É sobre o que filme trata, leoas enjauladas no cárcere. Não é a primeira vez que o diretor Pablo Trapero(Família Rodante), um dos principais expoentes do cinema argentino da atualidade, aborda o tema, já havia falado sobre a polícia em Do Outro Lado da Lei(2002).

Júlia é presa acusada de matar o namorado em uma situação incerta e que também envolve o suposto amante dele, personagem do brasileiro Rodrigo Santoro. A angústia da protagonista só evolui junto da atuação crescente de Martina Gusman, protagonista de algumas sequências impressionantes.

Trapero esconde muito bem o jogo, realizando uma obra que passeia entre o suspense e crítica social. O mote do filme está no mistério dos fatos e na gravidez da personagem, que ao ser presa vai para a ala das mães, uma espécie de creche penitenciária. O filme aborda a situação do sistema carcerário na Argentina, que é bem menos precária do que no Brasil. A abertura infantil do filme é imperdível e dá o tom de esperança que nos fará acompanhar vidrados até o final.

2 comentários:

AndreChr disse...

Bela dica!
E o Santoro e "amante argentino"...
Será que chega por aqui? hehe
Abração

Anônimo disse...

Adorei esse filme, muito melhor do que eu pensava. A Martina Gusman é fantástica.

Estou louca para ver Tetro. Tem participação também do Rodrigo de la Serna.

Gostei da nova imagem do blog!