terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Noites de Cabíria


Noites de Cabíria foi realizado pelo célebre Federico Fellini em 1957, antes de suas obras mais grandiosas como Amarcord(1973) e Satyricon(1969), no entanto foi rodado em preto e branco. O longa foi roteirizado pelo próprio diretor em parceria com Pier Paolo Pasollini,e Cabíria do título interpretada por sua esposa na época Giuleta Massina.

Massina, em atuação visceral interpreta uma prostituta pobre, que mora no subúrbio de Roma afirmando sempre o orgulho de ter sua casa própria. Pelos olhos do espectador, a vida da personagem é de uma tristeza imensa, mas que ela sempre consegue manter dúbia, variando suas diferentes sensações e extravasando alegria e tristeza, conformismo e desgraça.

Fellini também inclui aqui a crítica social sempre tão presente em sua obra, nesse caso específico relatando a machista sociedade italiana e criticando o clero, que no contexto utlizado é totalmente ambíguo.

É interessante também observar que o diretor inclui outros tipos de arte dentro de sua própria, como a dança das mulheres negras no restaurante que Cabíria vai junto do ator famoso e o teatro mundano, onde a prostituta protagoniza a mais bela cena do filme. Durante a hipnose revela toda sua carência e fragilidade.

Spoiler: Com uma personalidade forte, mas uma inocência muito sensível, Cabíria termina o filme ainda mais humilhada do que começou, mas mesmo destroçada e cheia de melancolia esboça uma esperançoso sorriso. Noites de Cabíria ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1958.

Nenhum comentário: