terça-feira, 27 de maio de 2008

O SONHO DE CASSANDRA


Depois de um período bem morno na carreira(O Escorpião de Jade, Melinda e Melinda, Trapaceiros), Woody Allen parecia ter se reinventado com Match Point, filme de 2005 que marcou o traslado de Manhattan para Londres. Mas infelizmente não foi o que aconteceu, Scoop o filme que veio depois era divertido, bem-humorado e trazia o próprio Allen, o que dava charme a fita, mas o assunto assassinato, já abordado em Match Point persistia, talvez porque o diretor estivesse planejando uma trilogia sobre crimes na capital britânica, que se encerraria em O Sonho de Cassandra,ou não.

No filme os ótimos Ewan McGregor e Colin Farrell dão vida a uma dupla de irmãos que após perder uma bolada no jogo precisam recorrer a um tio rico, que só lhes dará o dinheiro caso cometam um assassinato. Começa então uma série de conflitos, culpa, e personagens dúbios e nervosos divididos entre um cigarrinho e um copo de whisky. Semelhanças com o roteiro de Match Point são gritantes, por exemplo, Ian, personagem de McGregor também está envolvido com uma atriz.

Não foi dessa vez que Woody Allen superou as expectativas em relação a sua carreira, ainda assim é um dos diretores que mais produz filmes na atualidade, é natural que nem todos sejam bons. O próximo Vicky Cassandra Barcelona estreou em Cannes, mas não empolgou muito. Depois de tantos anos em atividade parece que está sendo difícil para Allen fugir do desgaste e manter um padrão de qualidade, ainda que consiga sempre reunir ótimos nomes em seu elenco.

4 comentários:

Guiki disse...

Adoro Woody Allen e adorei "Match Point" e até gostei de "Scoop"...sério que não é muito bom esse novo? Espero gostar dele!!
Kisses

Anônimo disse...

Gostei muito desse "Sonho de Cassandra", para mim está no mesmo nível de "Match Point" e continua a ótima fase do diretor. Espero ansioso por "Vicky Cristina Barcelona".

Muito além do arco iris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Muito além do arco iris disse...

Gostei muito do teu post sobre Woody Allen.Gosto muito da obra dele e confesso que o último que assisti foi Match Point,os demais ainda não tive a oportunidade.Realmente com Match Point foi uma virada interessante em sua filmografia,mas como se diz no futebol "quem fica mais tempo com a bola tem mais chances de errar" e acho isto serve para o momento dele e se ele errar, ele pode.Parabéns pelo blog,não costumo escrever para blogs, então deculpe-me por algum erro.Abraços
João Bastos