sexta-feira, 2 de maio de 2008

VIOLÊNCIA GRATUITA U.S.


Hoje é normal que sucessos europeus sejam refeitos nos EUA com custos de produção elevados, mas raramente acabam superando suas versões originais. Nesse caso, o diretor austríaco Michael Haneke(Professora de Piano, Caché), refilmou na gringa uma de suas melhores obras, Violência Gratuita(Funny Games), de 1997. Mas o que leva um diretor a refazer seu filme 10 anos depois? Para Haneke, por ser falado em alemão, o filme original não cumpriu com sua meta, tendo ficado restrito apenas ao circuito de arte norte-americano.

A história pode não ter mais a mesma originalidade, já que esse Funny Games U.S. repete planos, diálogos e enquadramentos do filme de 1997, mas o impacto continua, o flerte com a platéia também. Para quem viu o filme de 1997, a sensação é de Deja Vu, quando dois jovens invadem a casa da família perfeita e passam a "brincar" com frieza e crueldade. Um dos grandes acertos de Haneke, foi a escolha do elenco, Funny Games U.S. é protagonizado pelos talentosissimos Naomi Wats, Tim Roth e Michael Pitt.

Funny Games continua atual, polêmico e cruel. É um filme de terror, o terror que vemos nos telejornais sobre até onde a barbárie humana pode chegar. Lançado em março nos EUA em circuito independente, o filme foi esnobado pelos Multiplex e não agradou muito o público que busca o entretenimento como fuga da realidade, é de certa forma anti-hollywood. Ainda assim, Funny Games U.S. começa a trilhar agora uma carreira promissora por festivais ao redor do mundo.

Nenhum comentário: