quarta-feira, 1 de julho de 2009

desvendando PAPARAZZI

O clipe de Paparazzi, mais recente de Lady Gaga é pontuado por diversas referências que ilustram a bagagem cultural da cantora. Me arrisquei a procurar por algumas, mesmo sabendo que há muitas outras que ficarão de fora por eu ter identificado ou linkado diretamente a algo. Mandem as suas sugestões.

Madonna - Justify my Love

O clima sensual do início do clipe onde Gaga beija o ator de True Blood lembra a fase mais ousada da carreira de Madonna.

Michael Jackson - Leave me Alone

Antes dos 'gagas' Jacko já tinha seu rosto estampado em notas de dinheiro no clipe de Leave me Alone. Super POP-ART.

Janela Indiscreta - Alfred Hitchcock

Não necessariamente a esse filme, mas assimilamos a imagem do clipe a diversas coisas do universo da cultura cinematográfica e jornalística onde predomina o voyeurismo.

Saul Bass - Vertigo

Nítida referência ao artista gráfico Saul Bass e os grafismos em 3D da arte do clássico de Hitchcock Um Corpo que Cai(Vertigo).

Twin Peaks - David Lynch

Mulheres mortas. Mulheres empacotadas. Essa sem dúvida me remete a Laura Palmer, personagem da lendária série Twin Peaks.

Britney Spears

O maiô que a artista aparece junto de muletas lembra muito o usado por Britney em "My Pussy is Hanging Out".

David LaChapelle

E também há influência de um dos mais célebres fotógrafos do mundo. Gaga e LaChapelle são discípulos de Andy Warhol.

Madonna - La Isla Bonita

E esses babadões? Madonna fez a linha espanhola no clássico oitentista La Isla Bonita.

Mickey Mouse

Em provável homenagem a Walt Disney e Warhol...

Mugshots

Celebridade POP que se preze tem que ter uma Mugshot. Lady Gaga providenciou a sua.

3 comentários:

Vinícius P. disse...

Adorei esse post, perfeito trabalho de pesquisa! Eu gosto muito do clipe da Gaga, pra mim "Paparazzi" é um dos melhores do ano e não fazia idéia que tinha tantas referências.

Anônimo disse...

sobre a referência da britney, procura thierry mugler (ele é a referência, não britney).

Eduardo de Assumpção disse...

pois eh, mas foi uma brincadeira pq ela aparece toda cagada assim como brit em my pussy is hanging out, sei quem eh thierry mugler, nao leve td tão a sério