segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

CÃO SEM DONO


Entre um gole de cerveja e outro de cachaça, Ciro(Júlio Andrade), o cão sem dono do título, se apaixona pela modelo Marcela(Tainá Muller). Uma premissa simples, mas que através do olhar dos diretores Beto Brant e Renato Ciasca, traduz os sentimentos de toda aquela geração coca-cola(mas com muito whisky!), que um dia foi cantada por Renato Russo.

Rodado inteiramente em Porto Alegre pelo paulista Beto Brant em parceria com a local Clube Silêncio, Cão sem Dono mostra uma capital muito mais verossímil e crua do que a já retratada por nativos como Gerbase e Furtado. A Borges de Medeiros, o clubinho underground Beco e Lupícinio Rodrigues dão sotaque a cada quadro do filme que reúne um elenco todo formado por atores daqui.

Adaptado do livro, Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera, Cão sem Dono é estrelado pela própria mulher do autor, Tainá Muller, que em sua corajosa estréia na telona, dá vida à doce e sensual Marcela. O papel rendeu a Tainá o prêmio de melhor atriz no Festival de Pernambuco. O longa levou ainda o Prêmio da Crítica e foi consagrado com o de Melhor Filme.

Com a mesma linguagem simples de filmes anteriores como O Invasor e Crime Delicado, Beto Brant realiza um trabalho profundo e pontuado por metáforas, como o próprio cão do título. Churras, o vira-lata adotado por Ciro, é um espelho de sua vida sem regras. Uma sucessão de cenas lindas e grotescas mostram o ápice e o declínio de uma paixão.

Através da câmera na mão do diretor, o protagonista é literalmente, revirado do avesso, mostrado ao público por dentro e por fora. Diálogos consistentes e improvisados conduzem o filme da primeira até a última cena. Um monólogo feito pelo pai de Ciro é um dos pontos altos do filme, outra cena marcante é quando Marcela canta uma música enquanto Ciro arranha no violão.

Para o futuro, Beto Brant pretende levar às telas Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, livro escrito por Marçal Aquino, seu parceiro constante nos roteiros de todos os seus longas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro "Cão Sem Dono", é um daqueles filmes que marcam por serem tão reais. E a dupla principal é ótima... Ansioso por novos trabalhos do Brant.