segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Deixa ela Entrar(Suécia, 2007)


Suécia é pátria de gênios do cinema como Ingmar Bergman(O Sétimo Selo) e Lukas Moodyson(Para Sempre Lylia), e parece que agora também é território da vampiromania. Em Deixa ela entrar(2007) o sueco Tomas Alfredson construiu uma trama sensível usando o vampirismo como metáfora para relatar o difícil período da adolescência.

Oskar é um menino de 12 anos que sofre de Bully na escola, sua relação com a sociedade passa a se transformar depois que conhecem Eli, uma menina vampira que tem os mesmos 12 anos só que há muito mais tempo.

Deixa Ela Entrar, traz mais realismo ao tema , tratando de vampiros adolescentes de fato, que vivem em uma gélida Estocolmo, tão fria quanto suas almas. Quem se interessa pelo tema, talvez se identifique ainda mais com esse vampirismo nórdico que ao contrário dos filmes mais comerciais, representa uma rígida crítica social.

A violência é mais psicológica do que física, e as opções estéticas do diretor são influenciadas por diversos clássicos do gênero. Assim como em Crepúsculo, não há como não torcer pelo romance do menino humano com a garota vampira.

E uma refilmagem norte-americana já está sendo providenciada por Matt Reeves, diretor de Cloverfield, e com Philip Seymor Hoffman num dos papéis principais.

2 comentários:

Vinícius P. disse...

Esse filme parece ser incrível, espero vê-lo o quanto antes. E nem sabia nada sobre essa refilmagem - vai ver por isso que esse original não teve tanta atenção nos cinemas americanos.

Camila Faria disse...

Nossa, fiquei com vontade de ver. E porque essa mania americana de refilmar tudo, gente? Não basta assistir ao original?