domingo, 25 de outubro de 2009

CANTRIZES


Beyoncé ainda não chegou lá, mas aos poucos vem consolidando uma carreira de atriz. A prática de artistas que cantam, dançam e representam não é de hoje e no cinema vem desde o tempos mais áureos, vide Marilyn Monroe, Doris Day, Marlene Dietrich e até a nossa Carmen Miranda.

Mas a incursão de cantoras no cinema nem sempre dá muito certo. A Rainha do POP por exemplo é marcada por diversos fracassos em sua carreira cinematográfica que conta com longas como Evita, Destino Insólito e Olhos de Serpente. Bem-sucedido pra mim apenas Who’s that girl de 1987.

Mariah Carey e Britney Spears são outras que não se deram muito bem, a primeira protagonizou o pavoroso Glitter e Spears não teve muito sucesso com seu Crossroads – Amigas para Sempre, mais um filme para adolescentes americanos.

E o que dizer das Spice Girls e o sofrível Spice World – O Mundo das Spice Girls? Ah, até que eu me divertia vendo esse filme nos anos 90 e cantando as músicas das garotas apimentadas.

Jennifer Lopez também se enquadra como cantriz. Aliás ela foi revelada no filme Selena, onde interpretou a cantora latina que foi brutalmente assassinada pela presidente de seu fã clube. Outro momento significativo foi no longa A Cela.

Tina Turner e Whitney Houston foram estigmatizadas pelos seus personagens em Mad Max e O Guarda Costas. Depois disso não emplacaram nenhum grande sucesso nas telonas.
A lista extensa ainda inclui os nomes de Cher, Jenniffer Hudson, Queen Latifah entre muitas outras. Já Scarlett Johansson e Juliette Lewis fizeram o caminho inverso, gravando discos depois de já terem uma consolidada carreira como atriz.

Leonor Watling, atriz espanhola de Fale com Ela tem uma banda chamada Marlango que mitura bossa com elementos latinos. Victoria Abril também dos filmes de Almodóvar gravou em 2006 um disco de bossa nova.

Norah Jones fez sua estréia em My Blueberry Nights de Wong Kar Wai e será novamente vista no inédito Wah do Dem.

Nicole Kidman e Uma Thurman também são atrizes que se viram muito bem quando é preciso cantar. Kidman emocionou o mundo com sua Satine do musical Moulin Rouge e Thurman surpreendeu em Os Produtores. Aliás Nicole Kidman é uma das protagonistas de Nine, novo musical do diretor Rob Marshall.

Mas se fosse pra escolher uma, só uma, eu ficaria com Bjork e a sua memorável atuação em Dançando no Escuro de Lars Von Trier.

3 comentários:

Léo disse...

Nossa, choro com Björk em "Dancer in the dark". Lindo lindo, Björk chuta todas as "cantrizes"!

Ana Maria disse...

Concordo com a escolha da Bjork em Dançando no Escuro.

paulo cesar tavares disse...

eu fico com a bjork tb, mas jennifer hudson desbanca todas!!!
diz-se muito por aí que madonna não fez feio em evita, não. afinal, foi escrito pra ela... mas nunca vi o filme. prefiro jennifer lopez cantando, e nicole kidman, desculpa o despeito, dá dó...
bjos