domingo, 10 de junho de 2012

DEUS DA CARNIFICINA


Os créditos iniciais de Deus da Carnificina com a direção de Roman Polanski e o quarteto de atores Cristoph Waltz, Kate Winslet, Jodie Foster e John C. Reilly é um convite a não desgrudar os olhos por um segundo da tela.
Baseado na peça teatral homônima de Yasmina Reza, que inclusive já foi adaptada no Brasil com Julia Lemmertz e Paulo Betti, o filme se passa dentro de um apartamento onde ambos os casais, tentam diplomaticamente resolver um problema entre seus filhos, uma quebrou o dente do outro ‘armado’ com uma vara.
Mas a conversa sobre o incidente acaba se tornando uma bola de neve explosiva, onde classes sociais são expostas e toda a hipocrisia vêm a tona, assim como intelecto e uma eterna dispusta de egos. Ou seja o problema dos filhos acaba em segundo plano, e resta a histeria de dois casais totalmente desestruturados.

Polansky faz uma direção elegante, irônica mas que de certa forma mantém o necessário tom teatral. O fato dos personagens não conseguirem deixar o ambiente em muito me fez lembrar O Anjo Exterminador, clássico de Luis Buñuel.

Nenhum comentário: