quarta-feira, 30 de abril de 2008

BIÔNICA


hoje eu me jogo no electro e no house.

terça-feira, 29 de abril de 2008

CANNES 2008


O Festival de Cannes acontece entre 15 e 24 de maio no balneário francês, e é sem dúvida o grande radar da meca cinematográfica mundial. Esse ano o filme escolhido para abrir o evento foi nada menos do que Blindness, aguardada produção dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles, que já havia participado em 2002 no festival com seu aclamado Cidade de Deus.

Entre a lista de filmes em competição estão obras de diretores consagrados como Changeling de Clint Eastwood, La Mujer sin Cabeza da argentina Lucrecia Martel, Che de Steven Sodebergh, The Pallermo Shooting do Win Wenders, e tem ainda Synechdoc New York, estréia do roteirista Charlie Kauffman(Brilho Eterno...) na direção. O Brasil vem representado por Linha de Passe de Daniela Thomas e Walter Salles, e A Festa da Menina Morta(FOTO), longa de estréia de Mateus Nachtergale, esse último na Mostra Um Certo Olhar.

Muitas dessas produções começam a chegar no Brasil a partir do Festival do Rio e Mostra de São Paulo, agora é só sentar e esperar. Para ver a lista completa de filmes e diretores que participam do festival clique aqui.

NOVOS CARTAZES DE O CAVALEIROS DAS TREVAS


A novidade foi divulgada pelo portal Omelete, pra conferir a galeria completa de cartazes clique aqui.

Lykke Li

Conheci esses dias meio por acaso e me amarrei. Ela vem da Suécia e se chama Likke Li, seu álbum de debut é Youth Novel, lançado nesse ano de 2008. O timbre é quase infantil e as melodias muito doces. Acho impressionante a quantidade de boas cantoras, dos mais longinquos espaços, que tem sido reveladas de uns tempos pra cá. Viva a Internet!
O clipe abaixo é da música I'm Good, I'm Gone. Vale muito a pena conferir!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

HOJE NA TV


Essa é para os insones. Hoje a Globo exibe o filme TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA, adaptação da obra de Nelson Rodrigues dirigida por Arnaldo Jabor em 1973, o filme traz no elenco Darlene Glória como a prostituta Geni, além de Paulo Porto, Hugo Carvana e Paulo César Peréio. A sessão Brasil começa por volta das 1h30, logo após o Programa do Jô.
Depois ainda tem o excelente filme alemão Corra, Lola, Corra lá pelas 3h40 no Corujão. Vergonhoso o horário em que a TV exibe bons filmes, mas ainda assim uma ótima opção para quem como eu, sofre de insônia.

a nova do CSS


O CSS(ou Cansei de ser Sexy) divulgou hoje em seu site oficial sua nova música. Rat is Dead(Rage) tem uma pegada mais rock e apesar dos vocais inconfundíveis de Lovefoxxx a música soa um pouco diferente das do álbum anterior. Eu aprovei! O download pode ser feito aqui.
O segundo disco da banda tem previsão de lançamento ainda para este primeiro semestre.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

that's not my name


The Tings Tings foi mais um achado graças ao LAST FM. O duo vem da Inglaterra e é formado por Jules de Martino e Kate White. A empolgante That's not my name é o segundo single do álbum de estréia da banda, e é ótima, não vejo a hora de incluí-la em meu set.

beijos

MAIS FIGURINOS


Há pouco mais de uma semana postei aqui no Blog uma foto da Penélope Cruz de peruca, provando figurinos para sua próxima personagem emLos Abrazos Rotos, novo filme do aclamado Pedro Almodóvar. Agora venho divulgar uma galeria de imagens e figurinos comentados pelo próprio diretor, o link é esse.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Warwick Avenue

Faz alguns dias falei aqui da Duffy e de Mercy, hit que tá fazendo a moça estourar mundo afora. Agora, a cantora lança Warwick Avenue, segundo single do álbum Rockferry. No clipe Duffy, chora e chora por culpa de um coração partido.

ME IDENTIFICO


Com esse clipe do Massive Attack no qual uma mulher entorta todas. A boníssima Live With Me é uma das duas músicas inéditas lançadas em uma compilação de sucessos em 2006.

terça-feira, 22 de abril de 2008

FILMES DO FERIADO

La Science des Reves(França, 2006)

Acho que o maior problema em se tornar um diretor renomado é a cobrança que passa a existir a cada novo filme. No caso, Michel Gondry vinha do arrebatador Brilho Eterno de uma mente sem lembranças, e todos esperavam a superação em seu novo longa, superação essa que não acontece. Mas vejam bem, gostei do filme, só acho que acabou sendo prejudicado em torno de tanta expectativa.

Dessa vez Gondry rodou no idioma de origem, o francês, e o roteiro ao contrário dos filmes anteriores é assinado por ele sozinho, e não mais por seu colaborador Charlie Kauffman, que faz falta. A idéia do filme é confundir sonho e realidade, e Gondry faz isso juntando ingredientes e técnicas que usou nos tempos de diretor de video-clipe(Chemical Brothers, Bjork, White Stripes, etc...).

No elenco o mexicano Gael García Bernal e a francesa Charlotte Gainsbourg vivem um romance que pouco convence mas que é valido por seu aspecto delirante e onírico. Um dos grandes momentos é quando o personagem de Bernal, canta a bela After Hours do Velvet Underground.

My Blueberry Nights(Hong Kong, China, França 2007)

A aguardada incursão do diretor de Hong-Kong Wong Kar Wai no cinema falado em inglês, também marca o debut da cantora Norah Jones como atriz. O diretor dos elogiados Amor a Flor da Pele e 2046 aposta mais uma vez na forma estética para construir seu filme. É talvez por estar pouco familiarizado com o Ocidente que o diretor acaba gerando uma certa estranheza no público.

Mesmo assim a fórmula adotada por Kar Wai é quase infalível, a do road movie, chega a lembrar um pouco o universo do cineasta Win Wenders. O visual e a trilha sonora empolgam. Em uma viagem pela América com o intuito de esquecer o amor que a rejeita, a personagem de Norah Jones viaja de NY onde larga o pretê Jude Law, pelo interior dos EUA, onde conhece personagens interessantes interpretados por Natalie Portman, Rachel Weiz e David Statheirn. Tem ainda outra cantora no elenco, a folk e fofíssima Cat Power.

O Orfanato(Espanha, 2007)

Dirigido pelo estreiante Juan Antonio Bayona e produzido por Guillermo del Toro(O Labirinto do Fauno, Hellboy), o suspense espanhol O Orfanato lembra bastante Os Outros (de Alejandro Amenábar) e A Espinha do Diabo(de Del Toro), e deveria servir de exemplo para Hollywood fazer bons filmes do gênero. Na história, um casal se muda junto do filho para a casa que foi o Orfanato onde a esposa(Belén Rueda, de Mar Adentro) cresceu.

É claro que fatos estranhos começam a acontecer. O filho se vê cercado de amigos imaginários, até que um dia desaparece, provocando assim uma busca frenética por parte da mãe. Tudo leva a crer que o sumisso está relacionado aos espíritos que habitam a casa. Bons sustos e muito mistério estão garantidos em um filme empolgante. No elenco ainda Edgar Vivar, o Seu Barriga do seriado Chaves, Fernando Cayo e Geraldine Chaplin.

ps: foi o melhor do feriado!

ps2: e viva o e-mule!

domingo, 20 de abril de 2008

CRISTINA POWER



Faz tempo que simpatizo com Cristina Pereira, aquela atriz que todo mundo conhece mas geralmente não sabe o nome, justamente por nunca ter recebido o devido valor por parte da televisão. Cristina é tida como dona de um carão peculiar, é a Rossy de Palma dos trópicos. E isso lhe rendeu alguns personagens interessantes.

Ontem eu fui ao Teatro assistir Alzira Power, uma comédia protagonizada por Pereira e o fofo Sidnei Sampaio, uma oportunidade única de ver o carão de perto e constatar que sim, ela tem muito talento. O espetáculo teve sua estréia nacional no Teatro São Pedro em Porto Alegre e desde então está em turnê por terras gaúchas. A peça é bem divertida, tem boas tiradas, muitas referências na trilha e eu gostei.

Um dos grandes momentos da carreira de Cristina Pereira no cinema foi em Mar de Rosas(1977) de Ana Carolina, onde fazia a aloprada Betinha. Dez anos depois outro personagem marcante, a Coizinha em O Romance da Empregada de Bruno Barreto, onde protagoniza uma cena de sexo antológica junto de Daniel Filho.

Na TV seu ápice também foi nos anos 80, quando participava do elenco do saudoso TV Pirata. Imortalizou no imaginário popular a personagem Fedora Abdala da novela Sassaricando. Participou ainda de Cambalacho, Vereda Tropical, Vamp, entre outras. Mais recentemente participou de Vidas Opostas, na Record, onde tem contrato assinado.

sábado, 19 de abril de 2008

Prueba de Vestuario


Esse foi um dos looks que Penélope Cruz exibiu durante os testes de figurino pro novo filme do Almodóvar, Los Abrazos Rotos. Tô curioso com o que vem por aí!

quinta-feira, 17 de abril de 2008

DUFFY

Quem ainda não conhece precisa já ouvir Duffy. A moça nasceu no mesmo ano que eu, em 1984 e vem das bandas da Inglaterra. Seu álbum de estréia Rockferry é uma delícia, tem soul e tem POP. Não percam o clipe de Mercy.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

PERSEPOLIS(FRANÇA, 2007)


O primeiro aspecto surpreendente de Persepolis é que ele mostra a realidade do Irã através da animação. O filme é inspirado na história em quadrinhos onde a iraniana Marjane Satrapi relata sua auto-biografia.

É por transpor para a telona uma história em quadrinhos que o filme acaba ganhando um tom bom humorado ao retratar a história da guerrilha e da religião no Irã, isso tudo sob a ótica de uma mulher.

Dirigido pela própria Satrapi, o filme relata desde a infância violenta no Irã, até a adolescência na Europa, a volta as origens, etc... O traço dá ao desenho muita beleza, principalmente pelo uso do preto e branco.

Indico o especial do OMELETE sobre o filme, os quadrinhos e entrevista com Marjane Satrapi

PRINCE FOR THE FLOOR


Muitos acharam o clipe de Ready for the floor originalíssimo, mas nem todos sabem é que os caras buscaram inspiração no clipe de Batdance do Prince. A música faz parte da trilha de Batman(1989), aquele que tem Jack Nicholson como o mega vilão Coringa. Não deu pra achar o clipe no Youtube, porque o Artista resolveu proibir o uso de sua imagem na internet, mas vamos ver se o do Daily Motion funciona. Ready for the floor e Batdance são clipes gêmeos, apesar de eu ser muito mais a música do Hot Chip.

terça-feira, 15 de abril de 2008

segunda-feira, 14 de abril de 2008

FEIST E OS FOGOS

Ela conseguiu superar o descolamento de seus clipes anteriores "My Moon, my man" e "1,2,3,4" e fez algo ainda mais legal, a idéia pode não ser inédita, mas Feist arrasa no meio dos fogos de artifícios no clipe de "I feel it all"

A NOVA BARBARELLA


Parece que trabalhar com Tarantino em Death Proof deu sorte para Rose McGowan. A ex de Marilyn Manson foi escolhida para protagonizar a nova versão de Barbarella, o clássico sessentista estrelado por Jane Fonda. No currículo de McGowan, participações em Pânico e no seriado Charmed.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

ARCHITECTURE IN HELSINKI

O LastFm me trouxe o Architecture in Helsinki, banda australiana de indie-pop formada por 8 integrantes. O grupo é conhecido por misturar sons eletrônicos, a batida rock e um pouco de folk. O segundo disco "In Case we Die" de 2005 causou a maior sensação e fez a banda ser comparada a artistas do naipe do Belle&Sebastian. Nesse novo trabalho os caras continuam misturando rock e eletrônico e com vocais ainda mais insanos.

Heart in Races é uma das músicas mais legais do novo disco:

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O NOVO DO HOT CHIP

O Hot Chip acaba de lançar seu novo vídeo-clipe, é da música One pure Thought, a faixa não é tão empolgante quanto o primeiro single do disco Made in the Dark, Ready for the Floor, mas segue na linha dançante da banda. O clipe é feito em animação e lembra muito a POP ART em especial o pontilhado de Roy Lichtenstein.
One Pure Thought


Dica do Teco Apple

MALLU VEM AÍ

A essas alturas muita gente já ouviu falar de Mallu Magalhâes. Ela bombou no MySpace, aí foi chamada para fazer shows em Sampa, depois Rio e agora a fofolete de 15 anos vem tocar em Porto Alegre, esse sábado no Porão do Beco.
O som da menina é bem folk, as composições são próprias e vale dar uma conferida. Mallu tá bombando na cena alternativa, fez várias participações na MTV além de ter ido no Altas Horas e no Programa do Jô. Ela cativa com esse jeitinho meigo de adolescente.
Peninha que não poderei ir no show no Beco pois vou discotecar no Laika. Abaixo o vídeo de Tchubaruba.


mais em: http://www.myspace.com/mallumagalhaes

quarta-feira, 9 de abril de 2008

OSCAR PORNÔ


Mônica Matos, uma das estrelas da produtora Brasileirinhas, acaba de faturar na gringa o Oscar de Melhor Atriz Pornô Estrangeira, ela é a primeira latina a conseguir tal façanha. A fofa já estrelou produções como Fogosas e Furiosas e Ilha do Prazer. Na foto ela divulga seu mais novo filme "Monica Matos conquista a América"

RUN, RUN, RUN

The Odd Couple, mais recente disco da dupla Gnarls Barkley não traz nenhum grande hit, como a bombástica Crazy, do álbum anterior. Mas pode-se dizer que é um álbum inspiradíssimo, a maioria das composições tem muito de psicodelia aliada ao soul, e mostra ser um trabalho ainda mais maduro que o anterior. Entre os destaques a melancólica "Who's gonna save my soul", "Blind Mary", "Surprise" e "Run" a qual rendeu o primeiro clipe do disco.

terça-feira, 8 de abril de 2008

CONTROL, A HISTÓRIA DE IAN CURTIS


Control, o comentado filme sobre a breve vida de Ian Curtis, vocalista do Joy Division é tão introspectivo quanto o som da banda. O diretor Anton Corbijin, faz sua estréia em longa-metragens contando a história de seu ídolo. Corbijin que veio do vídeo-clipe(ele trabalhou com o Nirvana), usou o preto e branco para realizar o filme, o que talvez dê a ele um aspecto muito mais convincente.

Convincente também é a atuação de Sam Riley na pele do intérprete de Love will tear us apart. O ator interpreta com louvor cada trejeito do cantor. O roteiro do filme é baseado no livro escrito pela viúva de Ian, Deborah Curtis, no filme interpretada por Samantha Morton.

O atormentado Ian Curtis sofria porque vivia entre duas mulheres, porque achava que não era um bom pai, porque tinha epilepsia. E tanto sofrimento fez com que a medida que sua banda e suas composições faziam sucesso ele se degradasse.

Na trilha-sonora as composições de Ian Curtis dão completo sentido às cenas. Tem também muita referência de Bowie, Sex Pistols, Lou Reed e Buzzcocks. Quem já viu o pseudo-documentário A Festa Nunca Termina, vai fazer alguma relação com Control, justamente por ambos abordarem o mesmo período do rock britânico, a Factory e tudo mais.

Ian Curtis se matou em maio de 1980 aos 23 anos. Deu fim a uma trajetória promissora porque não conseguiu encontrar o controle. Os integrantes de Joy Division criaram uma nova ordem e hoje são conhecidos como New Order.

A VOLTA DO DURAN DURAN

Entre muitas idas e vindas, o Duran Duran mostra que sobreviveu aos anos 80, dessa vez fazendo um disco muito POP e bem melhor do que o anterior "Astronaut". Eu havia resistido um pouco a esse álbum "Red Carpet Massacre" nas primeiras vezes que escutei, mas agora, ouvindo com mais atenção o disco me conquistou. O álbum foi produzido por Timbaland e tem uma pegada bem diferente de tudo o que a banda já fez. O single "Falling Down" tem participação de Justin Timberlake. Outras músicas muito legais são "Nite Runner", "The Valley" e "Skins Drivers".

LO PEOR DEL DIA


Sábado rola mais uma edição da LO PEOR DEL DIA, festinha que acontece mensalmente em Porto Alegre e cuja sou um dos fundadores. Então, dessa vez o tema da é BOOGIE NIGHTS e eu vou estar lá como Disc Jóquei invitado. Então, amigos da capital, não percam!

PS: Peço desculpas pela falta de atualizações no final de semana, mas é que a jogação foi forte. Volto já, já, com mais novidades.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

THE LONG BLONDES


Um álbum muito legal é Couples, novo do quinteto The Long Blondes. A banda fez seu debut em 2006 com o disco Someone to drive your home, álbum que trouxe hits como Giddy Stratospheres e Separeted by Motorways. Nesse primeiro disco o Long Blondes mostrou a grande influência New Wave, de bandas como Blondie e Siouxie and the Banshees, que viria pra ficar.

Neste segundo disco os caras chegam os mesmos vocais femininos, a mesma pegada new wave e provam que não são banda de um disco só. Algumas das músicas mais legais são The Clever by Half, uma balada sensualíssima, I liked the boys e o primeiro single, Century, cujo clipe está abaixo:


Se quiser ouvir mais dá uma acessada no myspace da banda: www.myspace.com/thelongblondes

O PRIMO BASÍLIO(BRASIL, 2007)


Juntar dois galãs(Fábio Assunção e Reinaldo Gyanechinni) a uma mocinha(Débora Falabella) do horário nobre e tirar a roupa de todos. Transformar Gloria Pires em megera. É essa a receita de Daniel Filho para levar às telas O Primo Basílio, romance antológico do português Eça de Queiroz.

O filme não é de todo mal se comparado a investidas anteriores de Filho no cinema, como Se eu Fosse Você. O que mais chama a atenção é a nova ambientação para o romance que sai da Lisboa do século XIX para a São Paulo dos anos 50, ganhando um certo tom rodrigueano.

No mais se pode esperar muito da Globo Filmes aqui... Linguagem televisiva em forma de cinema.

XXY(ARGENTINA, 2007)


XXY narra os conflitos de Alex, uma adolescente de 15 anos que precisa conviver com o fato de ser hermafrodita. A descoberta do sexo, o relacionamento com os pais e o preconceito são apenas alguns destes conflitos.

Existem sim, momentos óbvios no filme de Lúcia Puenzo, mas a diretora acerta por abordar um tema pouco explorado sem cair no exagero e tratar disso em um período da vida tão complexo como a adolescência. Com Ricardo Darín, dos ótimos O Filho da Noiva e El Aura.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

to save the world


aí vai o esperadíssimo clipe de 4 minutes(to save the world), primeiro single do novo cd de Madonna, Hard Candy, e onde ela divide os vocais com Justin Timberlake. O clipe foi dirigido pela mesma dupla que fez o elogiadíssimo D.A.N.C.E. do Justice. Melhor assistir logo!

PARANOID PARK(EUA/FRANÇA, 2007)


Há tempos o cineasta Gus Van Sant passeia pelo universo dos adolescentes, fez isso em Garotos de Programa, Gerry, Elefante e mais recentemente em LAST DAYS, onde mostra os últimos dias do ícone de uma geração: Kurt Cobain.

Em Paranoid Park, Van Sant volta aos corredores de colégio para narrar história de Alex, um skatista de 16 anos que se vê envolvido acidentalmente em um assassinato. Não existe um bom roteiro propriamente dito, apesar de se inspirar no romance homônimo de Blake Nelson. O que há é a necessidade de experimentação do diretor.

Como em Elefante, Paranoid Park apresenta planos longuíssimos, e seqüências muito bem elaboradas, a maioria delas na pista de skate do Paranoid Park. Também não há uma narrativa convencional, os fatos vão e vem de acordo com a visão de Alex sobre os fatos. Um dos planos que mais me chamou a atenção foi uma seqüência de skatistas “voando”, outro ponto interessante é que o rosto dos pais do menino nunca é mostrado, apenas em um momento muito significativo.

Paranoid Park foi filmado sem atores profissionais e com orçamento modesto. Se é um bom filme? Eu diria que sim, porque mais uma vez Gus Van Sant consegue fazer refletir sobre o período da adolescência, principalmente sobre a alienação que vivemos nessa época. E isso tudo de maneira lírica e muito bem conduzida.

Gus Van Sant também está em outro projeto que deve chegar em breve às telas, é Cada um com seu cinema, que reúne curtas de 34 diretores, entre eles Roman Polanski, David Cronember, David Lynch, Wong Kar Wai e Walter Salles.

MEIRELLES ASSINA COM A RECORD

É isso mesmo, o diretor Fernando Meirelles(dos premiados Cidades de Deus e O Jardineiro Fiel) acaba de assinar contrato com a Rede Record.

A emissora do Bispo Edir Macedo lançará em breve a Record Entretenimento, que prevê uma investida em áreas como Teatro e Cinema. Meirelles entra junto com sua produtora a O2, na co-produção de um documentário sobre a Tropicália, movimento musical dos anos 60 que consagrou entre outros Gal Costa e Caetano Veloso.

Está aí uma bela iniciativa da Record que perdeu os direitos de Tropa de Elite(que se transformará em série) para a Globo, mas que nem por isso cruzou os braços.

Vale lembrar que Fernando Meirelles está finalizando um dos filmes mais esperados da temporada "Blindness" com Juliane Moore e Gael García Bernal, baseado no livro Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

SIMPSONIZE ME



Alguém aí já ouviu falar do Simpsonizeme? Eu ainda não conhecia, até a aula de hoje de Comunicação e Mídia. Criei um avatar lá, não ficou muito parecido, mas eu ainda chego lá.

Simpsonize-se também, é muito divertido!

SOPA DE ABÓBORA

A dica de hoje é o clipe “Pumpkin Soup” da Kate Nash. A fofa nasceu na Irlanda em 1987. Quando começou a postar suas músicas no MySpace chamou a atenção de Lily Alen e das gravadoras.

Kate Nash faz parte de uma nova geração de cantoras super bacanas como Feist, Duffy e Adele. Seu primeiro single “Foundations” bombou muito no Reino Unido, sendo assim a gravadora antecipou o lançamento do álbum “Made of Bricks” que traz também a ótima “Pumpkin Soup”.

Shortbus(EUA, 2006)


De que outra maneira eu me sentiria nesse momento da minha vida no underground nova-yorkino? Shortbus fez isso comigo, me provocou e me fez sentir lá. O filme de John Cameron Mitchel(de ótimo Hedwig:Rock, Amor e Traição) aborda o sexo como tema principal.

Insinuar ou deixar explícito? No cinema essa é uma questão que muitas vezes gera polêmica. Shortbus mostra tudo, desde uma mijada na banheira, a penetração, orgasmos, e tudo mais. É um filme erótico sim, mas tem grande valor estético, cenas muito sensíveis e acaba passando a mensagem no final.

A história é a de um casal gay em crise James e Jamie, que procuram uma terapeuta o para casais, Sofia. Ela acaba revelando que nunca gozou. A trama se desenvolve mostrando as transas de Sofia e a busca pelo tão sonhado orgasmo. Em contraponto aparece o Shortbus, um club do underground nova-yorkino onde rola desde uma rodinha de bolachas à shows super descolados e mega bacanais.

Quem se agride com o sexo explícito no cinema deixa passar batido. Mas quem aprecia o gênero como algo novo e ousado não pode perder. Outros boas investidas nessa área foram o japonês Império dos Sentidos de 1976 e o mais recente 9 Canções do inglês Michael Winterbotton, que misturava música a cenas de sexo.

terça-feira, 1 de abril de 2008

HOJE TEM TELACLASS


Hoje às 23h30 a MTV exibe mais um TelaClass, a seção de cinema toscamente dublada pela turma do Hermes e Renato. O episódio da vez é "Punhos de Merda". Os filmes são sempre divididos em 3 blocos e garantem no mínimo boas risadas. Eu não vou perder!

PLAYLIST

eis os artistas mais executados durante a semana passada no meu pc:

Onde diz SOUNDTRACK, leia-se Trilha Sonora de Juno. Pra quem quiser me achar lá no LAST FM o link é este.

SAIU O CLIPE DE WANDERLUST



Mais Bjork impossível. Dá uma olhada tb no making of.