terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ay de mi Llorona!


O mito de La Llorona surgiu no México por volta de 1500. A história é a seguinte: uma mulher desesperada, fugitiva do regime autoritário da época e desesperada pelo abandono do amante acaba matando os filhos à la Medeia, mas não consegue se suicidar e passa o resto de sua vida chorando a morte das crianças. Depois que morre, muitos ouvem o seu pranto nas margens do rio onde afogou os filhos. Surge então La Llorona.

Em diferentes países da América Latina, o mito também existe através de outras lendas e pontos de vista. A história da mulher que chora durante a noite permea o imaginário popular. E há quem já tenha ouvido o canto do fantasma.

Através da música, La Llorona, se popularizou na voz da cantora Chavela Vargas,que inclusive levou a canção a uma impressionante cena do filme Frida(EUA, 2002), onde interpreta a morte. Para o mesmo longa, a mexicana Lila Downs também gravou, uma diferente versão para o mesmo tema.

Então, a impressionante banda Beirut, que está com vinda marcada para o Brasil em setembro, se apossou do clássico mexicano e imprimiu toda sua originalidade para fazer uma canção espetacular e imponente. Que me pongo a llorar!





Mais sobre a lenda da Llorona.

3 comentários:

Anderson disse...

Lindo! No livro do André Midani, "Música, ídolos e poder", ele fala do encontro dele com a Chavela Vargas, quando ela voltou à vida artísta, por cerca de 20 anos ela esteve vivendo como mendiga numa cidadezinha...

ândria Halfen, disse...

Ai amei a Llorona :D

Rafael disse...

Yo soy como el chile verde, Llorona
Picante pero sabroso.