quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TOP 10 VAMPIROS

Eles nunca saíram de moda, mas pode se dizer que atualmente estão ainda mais em evidência, principalmente entre adolescentes, sedentos por séries como True Blood e a franquia dos livros/filmes Crepúsculo. Os vampiros produzem no imaginário popular um efeito de sedução e de poder, que traduzidos para a realidade representam uma metáfora para diversos aspectos de nossa sociedade. Vamos a lista:

TOP 10 VAMPIROS

Angel

O vampiro bonitão que fisgou o coração de caçadora Buffy. O personagem interpretado por David Boreanaz foi o responsável pela maioria dos conflitos da série, e mais pra frente acabou ganhando a sua própria série solo.

Vlad the Impaler

O personagem principal do clipe sangrento do Kasabian é interpretado pelo comediante Noel Fielding, e digamos que ficou bem convincente. Vampiros são Rock’n Roll!

Edward(Crepúsculo)

Pensei duas vezes antes de incluí-lo na lista, afinal de contas não me considero lá muito fã de Crepúsculo. Mas há de se reconhecer o efeito que Robert Pattinson provoca nas massas, um legítimo e sedutor vampiro. Arrasa e brilha!

Vampiro Brasileiro

Bento Carneiro, ou o Vampiro Brasileiro foi criado por Chico Anysio nos anos 80 e fez parte de minha infância. O personagem era uma criatura simplória, atrapalhada, mas que mesmo assim mantinha o ar sinistro arrancando muitas gargalhadas do público através de seus bordões.

Lestat

O narrador dos livros de Anne Rice, é um dos vampiros mais célebres da literatura. Foi imortalizado por Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro(1994) de Neil Jordan. Outras adaptações do personagem foram feitas para o cinema, mas nenhuma muito relevante.

Natasha

Vamp é uma das mais saudosas novelas da faixa das 19h.Claudia Ohana arrasou na pele da protagonista, a vampira boazinha Natasha, uma POP Star que vivia fugindo das garras do malvado Conde Vlad(Ney LaTorraca). E quem não se lembra de Sympathy for the Devil na voz de Ohana, ou no tema de abertura Noite Preta, de Vange Leonel.

Nosferatu

O clássico filme do expressionismo alemão dirigido por F.W. Murnau em 1922, foi o primeiro a marcar a temática no cinema.Como a Dani Hyde me lembrou, o mito do vampiro belo e sedutor foi construído por Hollywood. Nosferatu era um monstro que pelo que consta se apossou inclusive do ator. Cada plano do filme mudo e preto e branco é belo e assustador.

Bela Lugosi

O ator foi imortalizado por suas parcerias com Ed Wood, o pior diretor da história. Além de suas constantes atuações no papel do vampiro Drácula. Sua obra foi incompreendida e apenas reconhecida após sua morte.

Myrian Blaylock(Fome de Viver)

Personagem de Catherine DeNeuve em Fome de Viver(1983) de Tony Scott, Myrian é uma vampira extremamente sedutora e sugadora. A relação com os personagens de David Bowie e Susan Sarandon deram a trama toques de misticismo e surrealismo.

Drácula de Bram Stoker

Em 1992, Francis Ford Copolla realizou a obra prima definitiva sobre o vampirismo. IMPRESSIONANTE!

Um comentário:

Vinícius P. disse...

Gostei muito da lista, só faltou o Bill de "True Blood" mesmo - que pra mim dá de dez no Edward, rsrsrs.