Eles nunca saíram de moda, mas pode se dizer que atualmente estão ainda mais em evidência, principalmente entre adolescentes, sedentos por séries como True Blood e a franquia dos livros/filmes Crepúsculo. Os vampiros produzem no imaginário popular um efeito de sedução e de poder, que traduzidos para a realidade representam uma metáfora para diversos aspectos de nossa sociedade. Vamos a lista:
TOP 10 VAMPIROS
Angel
O vampiro bonitão que fisgou o coração de caçadora Buffy. O personagem interpretado por David Boreanaz foi o responsável pela maioria dos conflitos da série, e mais pra frente acabou ganhando a sua própria série solo.
Vlad the Impaler
O personagem principal do clipe sangrento do Kasabian é interpretado pelo comediante Noel Fielding, e digamos que ficou bem convincente. Vampiros são Rock’n Roll!
Edward(Crepúsculo)
Pensei duas vezes antes de incluí-lo na lista, afinal de contas não me considero lá muito fã de Crepúsculo. Mas há de se reconhecer o efeito que Robert Pattinson provoca nas massas, um legítimo e sedutor vampiro. Arrasa e brilha!
Vampiro Brasileiro
Bento Carneiro, ou o Vampiro Brasileiro foi criado por Chico Anysio nos anos 80 e fez parte de minha infância. O personagem era uma criatura simplória, atrapalhada, mas que mesmo assim mantinha o ar sinistro arrancando muitas gargalhadas do público através de seus bordões.
Lestat
O narrador dos livros de Anne Rice, é um dos vampiros mais célebres da literatura. Foi imortalizado por Tom Cruise em Entrevista com o Vampiro(1994) de Neil Jordan. Outras adaptações do personagem foram feitas para o cinema, mas nenhuma muito relevante.
Natasha
Vamp é uma das mais saudosas novelas da faixa das 19h.Claudia Ohana arrasou na pele da protagonista, a vampira boazinha Natasha, uma POP Star que vivia fugindo das garras do malvado Conde Vlad(Ney LaTorraca). E quem não se lembra de Sympathy for the Devil na voz de Ohana, ou no tema de abertura Noite Preta, de Vange Leonel.
Nosferatu
O clássico filme do expressionismo alemão dirigido por F.W. Murnau em 1922, foi o primeiro a marcar a temática no cinema.Como a Dani Hyde me lembrou, o mito do vampiro belo e sedutor foi construído por Hollywood. Nosferatu era um monstro que pelo que consta se apossou inclusive do ator. Cada plano do filme mudo e preto e branco é belo e assustador.
Bela Lugosi
O ator foi imortalizado por suas parcerias com Ed Wood, o pior diretor da história. Além de suas constantes atuações no papel do vampiro Drácula. Sua obra foi incompreendida e apenas reconhecida após sua morte.
Myrian Blaylock(Fome de Viver)
Personagem de Catherine DeNeuve em Fome de Viver(1983) de Tony Scott, Myrian é uma vampira extremamente sedutora e sugadora. A relação com os personagens de David Bowie e Susan Sarandon deram a trama toques de misticismo e surrealismo.
Drácula de Bram Stoker
Em 1992, Francis Ford Copolla realizou a obra prima definitiva sobre o vampirismo. IMPRESSIONANTE!
Um comentário:
Gostei muito da lista, só faltou o Bill de "True Blood" mesmo - que pra mim dá de dez no Edward, rsrsrs.
Postar um comentário