sábado, 2 de janeiro de 2010

TOP 10 - MELHORES DISCOS DE 2009

2009 foi sem dúvida um ano de descobertas. Novas vozes, batidas reinventadas. Foi o ano das cantoras. O ano do electropop sintetizado de La Roux e Little Boots. O ano em que VV Brown, Pixie Lott e Kesha foram reveladas e que o POP se reinventou através da excentricidade multireferênciada de Lady Gaga. Finalmente minha lista dos melhores discos do ano que passou. E em 2010 continuarei com as listagens e muitas coisinhas mais.

10 - La Roux - La Roux

O disco de estréia do duo britânico trouxe vários hits, todos meio parecidos é verdade, mas o que faz desse disco um dos melhores é a atitude que nele está impressa. Elly Jackson virou a dona de um vocal inconfundível e transformou músicas como Quicksand e In for the Kill em hits. Destaque também para I'm not your toy e seu vídeo minimalista/futurista e a baladinha eletrônica Armour Love.

09 - Lily Allen - It's not me, it's you

Musicalmente mais madura, Lily Allen fez desse seu mais recente trabalho uma caixinha de hits. Ela que levou o clima country de Not Fair para o último desfile da Chanel diz que vai dar uma paradinha na música para se dedicar ao mundo da moda. Os clipes do disco são ótimos, principalmente Who'd have know que ela sequestra o Elton John, porém Back to Start minha música favorita ainda não ganhou vídeo.

08 - Arctic Monkeys - Humbug

Pode não ter a mesma força do mesmo disco, mas Crying Light apesar do clipe infame é um single poderoso. Gosto em especial do toque melancólico de algumas canções, como Secret Door, Fire and the Thud, My Propeller e Cornerstone, a mais recente música de trabalho da banda.

07 - Metric - Fantasies

Nunca fui muito de Metric, conhecia algumas músicas e só. Mas esse disco de 2009, foi o primeiro que ouvi integralmente, e gostei, gostei muito! Os singles Gimme Sympathy e Help I'm Alive são ótimos, e fizeram relativo sucesso. Destaque também para Combat Baby que gruda fácil na cabeça.

06 - Bat for Lashes - Two Suns

Assim como Metric, conhecia Bat for Lashes por amigos e tudo mais, mas só descobri o potencial de Natasha Kahn ouvindo incansavelmente seu último trabalho. O disco traz um certo frescor para a cantora que parece mais POP, apesar das melodias se manterem sombrias e dramáticas. Ouça do início ao fim.

05 - Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix

O quarto disco dos franceses do Phoenix é epico, começando pelo nome que remete às influências de música erudita. O som, é uma mistura de indie rock, electro e flerta com o pós-punk e a new wave. Gosto muito das já consagradas Liztomania e 1901.

04 - Franz Ferdinand - Tonight

Com seu terceiro trabalho de estúdio, o Franz Ferdinand provou que é uma das bandas de indie/rock mais pop e mais foda da década. O disco que começou a ser divulgada com uma versão não finalizada de Lucid Dreams, trouxe a mesma música muito mais enxuta além dos hits Ulyses e No You Girls. Can't stop feeling e What she came for também estão na lista de favoritas.

03 - The Gossip - Music for Men

O Gossip, que um dia foi uma banda muito mais rockeira veio de um hiato de anos, e o esperado novo trabalho não decepcionou em nada. Beth Ditto e sua trupe buscaram novas influências e Music for Men é um álbum super dançante e com canções que grudam na cabeça. Love Long Distance e Heavy Cross são a prova disso. Men in Love, Pop Goes the World e For Keeps também merecem virar single em 2010.

02 - Yeah Yeah Yeahs - It's Blitz

A banda liderada por Karen O mostrou modificações significativas nesse seu novo trabalho. O indierock permanece mas com uma essência mais dançante que flerta com bases eletrônicas. Zero e Heads will Roll bombaram em 2009. Mas gosto muito das baladas Skeletons e Hysteric. Aliás Karen O é uma gigante e seu trabalho também pode ser conferido na recém lançada trilha de Onde vivem os monstros.

01 - Florence and the Machine - Lungs

O disco do ano. Uma das descobertas da década. Aos poucos Florence e sua máquina me conquistaram e o disco de estréia Lungs foi me conquistando. Primeiro veio Kiss with a fist, depois Dog Days are Over e Rabbit Heart. Quando o álbum vazou eu já cantarolava as músicas e pra minha surpresa ainda tinha muita coisa boa como Drumming Song que ganhou um vídeo apoteótico e a imperdível cover de You've got the love.

Um 2010 repleto de realizações e bons discos. Semana que vem retomo normalmente e abro os trabalhos do blog nesse começo de ano.

4 comentários:

Cat B. disse...

concordo com todoooos!
claro que tem várias outras coisas boas, tipo VV Brown, Botinhas e o do Julian Casablancas, mas enfim... se a gnt for listar tudo de bom que se escutou esse ano meldels :P

Vinícius P. disse...

Finalmente sua listinha saiu! Adorei, em especial por trazer a Florence em primeiro e nomes como Lily Allen, Yeah Yeah Yeahs, Phoenix, Arctic Monkeys e Gossip - todos entre meus favoritos também.

Dário Shoupaiwisky disse...

Nossa, adorei a lista.
Dentre essas, sempre ouço a Lily Allen + La Roux + Franz + The Gossip.

1 abração.
Of The Moda

Carlos Marques disse...

Merecido demais o primeiro lugar...

=D