quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Melhores Filmes de 2009

No ano que passou não pude ver muitos filmes no cinema, por isso fiz a minha lista baseado naquilo que estreou em 2009 mas não necessariamente nos cinemas brasileiros. Vamos aos melhores:

10 - La Mujer sin Cabeza(Argentina, 2008)

O terceiro longa da argentina Lucrecia Martel é produzido pela El Deseo, de Almodóvar. A história simples, porém complexa narra o cotidiano de uma mulher de meia idade que passa a enxergar a vida sob uma ótica mórbida depois de um inexplicável acidente.

09 - Veronica(Brasil, 2009)

A princípio pode parecer mais um longa sobre a violência urbana no Rio de Janeiro. Mas aos poucos descobrimos que o filme tem uma potente força feminina e também infantil. Andréa Beltrão dá um show de interpretação e emociona.

08 - Coraline e o mundo Secreto(EUA, 2009)

Animação em stopmotion foi dirigida por Henry Sellick e adapta a história de Neil Gaiman. O filme é rico em detalhes e também na construção de personagens. Coraline é uma menina solitária que descobre um mundo paralelo por trás de uma portinha e passa a enfrentar dilemas infantis.

07 - El Nido Vacio(Argentina, 2008)

O filme estrelado por Cecilia Roth e Oscar Martinez e dirigido por Daniel Burman aborda o tema do divórcio e a desintegração da família como instituição.

06 - Foi Apenas um Sonho(EUA, 2008)

Mais uma vez o tema é rompimento. Kate Winslet e Leonardo DiCaprio interpretam com louvor um casal que vive em constante conflito. Dirigido pelo premiado Sam Mendes, marido da protagonista.

05 - O Lutador(EUA, 2008)

A redenção de Mickey Rourke pelas mão de Darren Aronofsky. O diretor de Requiem para um Sonho realizou mais uma obra prima e bem distinta das anteriores. O filme narra a decadência de Randy the RAM, um outrora campeão de luta-livre.

04 - Los Abrazos Rotos(Espanha, 2009)

Bem longe de ser o melhor filme de Pedro Almodóvar, mas não poderia ficar de fora dessa lista. Os Abraços Partidos é metalinguistico, o diretor referencia sua obra todo o tempo e ele é um dos poucos que pode.

03 - Deixa ela entrar(Suécia, 2007)

O vampirismo foi a metáfora que o diretor sueco Tomas Alfredson usou para retratar o difícil período do começo da adolescência. O longa é um terror psicológico, sensível, estéticamente impecável, realista e que não tem nada a ver com a atual safra vampiromaníaca.

02 - Onde vivem os monstros(EUA, 2009)

O novo filme de Spike Jonze é bem mais do que a adaptação de uma obra infantil, é sua reinvenção do clássico escrito por Maurice Sendak. O menino Max que foge para uma ilha habitada por monstros representa nossas inquietações, e o ótimo diretor transpôs isso muito bem para um clima lúdico de fantasia.

01 - Bastardos Inglórios(EUA, 2009)

Seria difícil superar Kill Bill, mas Quentin Tarantino conseguiu. Seu filme sobre a segunda guerra é uma de suas melhores obras graças à direção impecável que mistura gêneros com cultura-pop. Bastardos Inglórios é apoteótico, sangrento e transpira testosterona com as interpretações de Cristoph Waltz(merece o Oscar), Brad Pitt e Daniel Bruhl. E tem ainda a trilha-sonora realizada pelo mestre Ennio Morricone entre outras incontáveis referências.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro listas! Da tua só vi 4: La Mujer sin Cabeza, Foi Apenas um Sonho, El Nido Vacío e Los Abrazos Rotos. Preciso assistir Bastardos Inglórios.

Vinícius P. disse...

Bastardos Inglórios também foi meu favorito do ano, por isso fico satisfeito em vê-lo na primeira posição. Ainda preciso ver "La Mujer Sin Cabeza"...

Tatiana disse...

A minha eh mais ou menos parecida