sexta-feira, 31 de outubro de 2008

10 FILMES PARA O HALLOWEEN

Plano 9 do Espaço Sideral

O filme de 1959 é considerado o pior já feito. Exagero ou não, o diretor Edward D. Wood Jr. ou simplesmente Ed Wood também é tido como o pior da história, sua vida foi retratada na obra homônima de Tim Burton e estrelada por Johnny Depp. Em Plano 9 ele conta a história de aliens que invadem a Terra, a estrela da obra ficou conhecida como Vampira.

O Orfanato

Produzido por Guillermo del Toro(O Labirinto do Fauno) e dirigido por Juan Antonio Bayona, o filme espanhol conta a história de uma mulher que volta com sua família ao orfanato onde cresceu e começa a ser atormentada por espíritos. Lembra um pouco Os Outros, inclusive nas locações, mas mesmo assim consegue surpreender a cada minuto. Com Belén Rueda, Geraldine Chaplin e Edgar Vivar(o Seu Barriga!) no elenco.

Madrugada dos Mortos

Refilmagem de O Despertar dos Mortos(1978) do mestre dos zumbis, George Romero, Madrugada dos Mortos marca uma nova fase dos filmes de zumbis. Depois desse muitos outros vieram, inclusive de Romero, mas escolhi esse porque acho de grande qualidade, além de ter boas doses de humor e ser muito Trash. Tem também a Sarah Polley no elenco.

Suspiria

Considerado por muitos como uma obra prima do gênero, Suspiria(1977) trouxe muitas inovações estéticas. Dirigido pelo italiano Dario Argento, o filme é perturbante e conta a história de uma moça que se dá mal ao entrar em uma escola de dança, que na verdade se trata de um covil de bruxas.

Esta noite encarnarei no teu cadáver

Em 1967, José Mojica Marins retomava exatamente do ponto onde parou em A Meia noite levarei sua alma, para dar sequência a trilogia que terminou este ano com A Encarnação do Demônio. Na busca pela mulher perfeita para gerar um filho seu, o Zé do Caixão horripila por onde passa. Foi um dos primeiros filmes brasileiros a utilizar cores, mas nele apenas o inferno é colorido, a terra é em PB.

Pânico

Dirigido por Wes Craven, Pânico(1996) deu origem a uma trilogia que pode não ter sido lá muito original, mas é no mínimo divertido. Nesse primeiro filme, Neve Campbell encarna a heroína Sidney Prescott, a que está sempre gritando e correndo do Mr. Ghostface. Mas quem rouba a cena é Drew Barrymore em uma cenas iniciais onde aparece completamente estripada.

Carrie, a Estranha

Marco na carreira de Brian de Palma, Carrie a Estranha(1976) conta a história de Carrie, uma jovem com poderes tele-sensorais que é rejeitada por todos. Sua grande chance de provar que é uma garota legal surge no baile de formatura, mas nem tudo são flores quando se está no caminho de um ninho de cobras. Com Sisi Spacek, John Travolta e Amy Irving.

A Noiva Cadáver

Dirigido por Tim Burton, o filme lembra muito sua antiga obra O Estranho Mundo de Jack. A animação captada em Stop Motion é protagonizada por Johnny Depp e Helena Bonhan Carter. Um divertido passeio pelo mundo dos mortos, e dos vivos.

Halloween - A noite do Terror

Primeiro filme de uma série de 7, o filme conta a história da babá vivida por Jamie Lee Curtis que é atormentada pelo irmão Michael Myers, um serial killer que apanha, apanha, mas sempre acaba de pé. Dirigido por John Carpenter.

A noiva de Chucky

O boneco assassino Chucky ressuscita e dessa vez vem acompanhado de uma namorada do tempo que era vivo, mas é claro que antes a aprisiona dentro de uma boneca. O filme foi seguido por O Filho de Chucky, e juntos são os dois filmes mais bizarros e divertidos da série.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uau, adorei o top 10! "Madrugada dos Mortos" talvez seja meu terror preferido dessa década, pena que foi tão subestimado. "Pânico" é clássico de muitos adolescentes (inclusive meu), enquanto "Carrie" foi um dos poucos filmes que conseguiram me assustar. Outro filme do gênero que gosto muito é "A Bruxa de Blair", apesar de já ter virado piada para alguns ;-)

Anônimo disse...

Só vi Orfanato e A Noiva Cadáver. Não conheço muitos filmes do gênero.