
Finalmente assisti Ensaio sobre a Cegueira(Blindness, 2008) adaptação do livro homônimo de José Saramago que deu aval ao brasileiro Fernando Meirelles para tocar o projeto. O filme que tem atuações irretocáveis de Juliane Moore, Mark Ruffalo, Gael García e Alice Braga é uma dilascerante crítica social.
Uma epidemia de cegueira invade uma grande cidade(algumas cenas foram rodadas em São Paulo), gerando assim o caos, a desordem e a bestialidade do ser humano. A direção de fotografia de César Charlone nos coloca em um mundo de escuridão, penumbra e inquietação. O apelo das cenas não é apenas visual, estamos falando de cegos, ele também é sonoro, os gritos das mulheres estupradas por exemplo é uma amostra do impacto de Blindness.
Não há como ficar indiferente ou imune ao filme de Meirelles, o diretor acertou em todas as suas escolhas, e realizou sua grande obra prima até então.
2 comentários:
Esse ainda não conferi, mas tenho grande expectativa quanto à atuação da Julianne Moore, minha atriz preferida.
Eu fico horrorizada com o resultado deste filme: uma perfeição à obra sem nos deixar frustrados com o próprio mundo que criamos ao ler o livro, né?
Postar um comentário