terça-feira, 18 de novembro de 2008

ENSAIO DE UM CRIME(MÉXICO, 1955)


Ensaio de um crime além de ter o sempre presente lado crítico de Luis Buñuel, e de mostrar toda uma série de elementos bastante usados pelo diretor também conta com doses bem significativas de humor negro.

A história fala de Archibaldo, um homem completamente perturbado , interpretado por Ernesto Alonso, que quando criança viu sua babá morrer e pensou que a morte tinha sido causada pelo seu desejo ao fazer funcionar uma caixinha de música "mágica". Muitos anos mais tarde Archi encontra a tal caixinha num antiquário e a compra, trazendo então de volta a tona o seus desejos mórbidos de matar mulheres, ao mesmo tempo que também vê nisso algo totalmente sexual.

Assim como em O Cão Andaluz, Buñuel também faz a figura da navalha presente todo o tempo, quase como algo fetichista. O humor negro, escrachado está nas tentativas frustradas de Archibaldo em matar mulheres, ele deseja muito, mas sempre falha de uma maneira ou outra.

Uma curiosidade, Pedro Almodóvar, usou alguns momentos de Ensaio de um Crime para costurar cenas de seu longa Carne Trémula, o diretor declarou que Ensaio é um de seu filmes preferidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da homenagem ao Buñuel. Ensaio de um Crime é um dos meus preferidos.