terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Estômago(Brasil, 2008)


O bahiano João Miguel começou a carreira em 2004 em Esses Moços, um ano mais tarde já havia encontrado destaque no premiado Cinema, Aspirinas e Urubus. Mas foi em Estômago que o ator encontrou a consagração de ser protagonista, o que lhe rendeu vários prêmios.

Na fome por cinema nacional assisti Estômago, filme que faz juz ao ditado "você é o que você come", não me satisfiez por completo, sofre com altos e baixos, principalmente quando se torna previsível demais, mesmo assim consegue surpreender e empolgar em certos momentos.

A narrativa intercala a vida do paraíbano Raimundo Nonato nas cozinhas da metrópole e também na prisão onde acaba ganhando poder por saber cozinhar. Você fica se perguntando porque diabos ele está lá. Durante todo o tempo o diretor Marcos Jorge vai dando pistas e não fica difícil descobrir os reais motivos.

A comida é mostrada em sua forma mais nojenta mas também glamourosa. E assim como um prato pesado você precisa digerir bem o filme para não sofrer de indigestão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi "Estômago" na última semana e adorei! Acho que é o "Ratatouille" dos pobres, como o próprio diretor disse numa entrevista. O João Miguel é sensacional...