quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DIRETOR DA SEMANA

eXistenZ(EUA, 1999)

eXistenZ filme de sua leva mais recente, porém não muito popular tem um roteiro que é muito original, apesar de remeter um pouco ao que conhecemos por Matrix. É um thriller psicológico, onde não há limites entre real e virtual.

Em um futuro próximo, os homem abrem "bio-portas" em seus corpos, que dão acesso aos Game-Pods, também conhecido como casulos por onde se jogam os jogos, experiências transcendentais que confudem real com o virtual. Aqui o diretor também extravaza na estética grotesca e reafirma sua ficçassão amfíbia.

A designer de jogos Allegra(Jennifer Jason Leigh) passa a ser perseguida por fanáticos religiosos que são contra essa nova forma de fuga da realidade. Para escapar da morte conta com a ajuda de Ted Pycles, personagem de Jude Law. Com esse filme, David Cronenberg nos convida a jogar seu jogo, e se surpreender em um mundo onde nada é o que aparenta ser.

Enraivecida na Fúria do Sexo(Canadá, 1977)

O nome original, Rabid significa raiva, no título brasileiro a fúria do sexo é para aproveitar o fato da protagonista ser Marylin Chambers, uma Porn Star setentista. No filme sua personagem, é a transmissora de uma mutação genética, uma espécie de vírus que transforma quem é mordido em zumbis/vampiros.

Aqui Cronenberg, em uma de suas primeiras obras, ainda engatinhava em aspectos estéticos que mais tarde o consagrariam, mas já mostrava a crítica social e a barbárie criada em laboratório.

O filme pode ser um pouco tosco, mas tem lá seus bons momentos principalmente por mostrar os primeiros momentos na carreira de um futuro grande cineasta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não vi nenhum desses dois filmes, mas estou adorando essa série sobre o Cronenberg, sem dúvida um dos grandes do cinema mundial.

Anônimo disse...

Também ainda não vi nenhum desses dois.

Não sou, não, mas acho que conheço esse fórum que vc citou.

Consegui o filme do Chespirito no Clan Sudamérica: http://www.clan-sudamerica.com.ar/invision/index.php?s=5f41e4262389cef6f9f4524f8142e7cb&