quinta-feira, 28 de agosto de 2008

La Mala Educacion(Espanha, 2004)


Não posso dizer que A Má Educação seja o melhor filme de Almodóvar, bem que eu gostaria, mas nem de longe me causou as sensações de seus filmes mais recentes Tudo sobre minha mãe e Fale com Ela, com certeza não é tão emotivo e nem tão sentimental quanto estes, mas segue mantendo muito bem o nível. Também não é de tão fácil entendimento, já que faz indas e vindas em um filme dentro do filme. A propósito, filmes dentro do filme tem se tornado a especialidade do diretor.

As boas coisas já aparecem logo de início quando Almodóvar apresenta seus créditos da mesma maneira que fazia com seus filmes mais antigos, sobrepondo imagens em uma espécie de colagem, logo corta para a casa do diretor Enrique, na Madri de 1980, onde até as cores do lugar lembram a estética almodovariana da época, Ignacio lhe visita para entregar um relato que mais tarde se tornará roteiro para um novo filme.

O diretor de cinema é interpretado por Fele Martinez, de Tesis, e que trabalha aqui pela segunda vez com Almodóvar, antes fez O Amante Minguante, o filme mudo dentro de Fale com Ela, e Ignácio é o já tão famoso Gael García Bernal, que também interpreta a travesti Zahara, aliás em sua primeira cena aparece dublando Quizás Quizás Quizás, para mim a cena foi quase orgásmica, é perfeita, e na verdade minhas suspeitas sobre Gael se confirmam, mais do que um excelente ator ele também pode ser uma ótima atrz.

Na realidade acho que eu teria muito mais coisas para elogiar sobre o filme do que para criticar, só senti foi mesmo essa falta de tom dramático, mas o próprio Almodóvar define A Má Educação como um filme noir, e ele ganha esse tom quando junto da trilha se trata de um filme investigativo, quando tenta denunciar o Padre Manolo, que praticava pedofilia com os alunos do colégio. O humor aqui quase sempre fica implícito, mas é fácil identificá-lo quando já se acompanha Almodóvar.

As semelhanças de A Má Educação com outros filmes do diretor são grandes, principalmente com A Lei do Desejo, que também tinha um diretor de cinema gay como protagonista, que de alguma maneira acaba refletindo o próprio Almodóvar, e ainda tinha uma transexual abusada por um padre e que teve um caso com o pai, e outro filme que tem várias coisas em comum acho que é Maus Hábitos, que denuncia a hipocrisia da igreja católica.

A premissa do filme já foi discutida várias vezes por sua polêmica, a história do Padre Manolo que abusa sexualmente dos alunos do colégio onde é diretor, mas as cenas de pedofilia não são explicitas nunca, elas apenas aparecem com sutileza,como quando o padre canta junto de Ignácio Moon River, ou então está nos diálogos dos personagens já adultos que refletem os fatos de suas infâncias até hoje.

Quem também está muito bem é Javier Camara que só aparece no início mas garante ótimos momentos ao filme, inclusive diálogos bastante típicos do diretor, e Daniel Gimenez Cacho que também é mexicano e interpreta o padre também está muito bem.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também não considero esse "Má Educação" como um dos melhores do Almodóvar. É apenas bom, mas faltou algo mais para ser um clássico como "Fale com Ela", entre outros. Uma pena, já que a trama ofereceu oportunidades para isso.

Unknown disse...

i Ay qué rico!...Me encanta!

Siempre que te pregunto
Que, cuándo, cómo y dónde
Tú siempre me respondes
Quizás, quizás, quizás

Y así pasan los días
Y yo, desesperando
Y tú, tú contestando
Quizás, quizás, quizás

Estás perdiendo el tiempo
Pensando, pensando
Por lo que tú más quieras
¿Hasta cuándo? ¿Hasta cuándo?

Y así pasan los días
Y yo, desesperando
Y tú, tú contestando
Quizás, quizás, quizás

Por lo que tú más quieras
¿Hasta cuándo? ¿Hasta cuándo?

Y así pasan los días
Y yo, desesperando
Y tú, tú contestando
Quizás, quizás, quizás

Anônimo disse...

Concordo que não está entre os melhores do Almodóvar. Mesmo assim é um ótimo filme, com um grande elenco.