segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Imagens não morrem nunca, capitão!


No dia 08/08/08 chega aos cinemas A Encarnação do Demônio, última parte da trilogia iniciada por Zé do Caixão, personagem vivido por José Mojica Marins em A Meia noite levarei sua alma(1964) e Esta noite encarnarei no teu cadáver(1967).

Este foi o primeiro longa de Mojica desde 1986, quem espera uma coisa mais tosca e artasenal pode se surpreender, A Encarnação do Demônio tem uma bela produção e uma bonita estética dentro do que se propôe aliada ao folclore brasieiro. Depois de 40 anos preso em um manicômio, Zé é posto em liberdade e volta a horripilar a cidade de São Paulo com muitos banhos de sangue, olhos furados, bichos nojentos, peitos de fora e visitas transcendentais.

É bom ver o nível que chega o trabalho de Mojica junto de uma equipe super competente, apesar do filme se tornar repetitivo algumas vezes, são poucos os momentos descartáveis. O gaúcho Denison Ramalho é um dos responsáveis pelo elenco e também por juntar sua marca a de Mojica. É insano sim, sádico, cheio de coisas grotescas que podem revirar os estômagos mais sensíveis. Mas nesse gênero pouco explorado no cinema nacional, é terror como nunca se viu antes.

No elenco, fica marcada a participação de Jece Valadão em seu último filme, e que não pode ser concluída, o sósia americano de Mojica também surpreende pela semelhança, a recriação dos filmes antigos de Zé, se parecem muito com os originais. Tem ainda o lendário teatrólogo Zé Celso Martinez numa espécie de "guia espiritual" se assim pode ser chamado, de Zé.

Prepare o estômago, ria para não se escabelar, e corra até ao cinema mais próximo para assistir "A Encarnação do Demônio" porque como diz o próprio Jozefel "Imagens não morrem nunca, capitão".


na foto: Bruno Barreto(o homônimo), eu, Mojica e João de Ricardo na pré-estréia do filme que rolou no Santander Cultural em POA.

4 comentários:

IncrivelT disse...

Olha com direito a foto e tudo! Estou querendo ver, vi o trailer algumas vezes e to preparando o meu estômago, rs... Abraço

Pé-de-Bode disse...

adorei!!!

Anônimo disse...

Quero muito ver esse filme, espero que estréie por aqui. Parabéns pelo artigo! ;-)

Tarciso disse...

to ansioso pelo filme num todo e muito para ver o herchcovitch montado.