sexta-feira, 29 de agosto de 2008

DIRETOR DA SEMANA - ALMODÓVAR


Há muito o que falar sobre a trajetória de Almodóvar, por isso o especial não termina hoje e vai até domingo. Em compensação semana que vem não homenagearei nenhum diretor, até porque quero assistir outros filmes e comentá-los aqui no blog.

Mulheres a beira de um ataque de nervos

Filme que deu a Almodóvar o tão esperado reconhecimento internacional. Em uma de suas melhores comédias, Carmen Maura vive Pepa, uma atriz em crise com o amante, Iván. O diretor abusa de cores e dos seus já tão característicos diálogos no longa que para mim é um dos mais completos. "Mulheres" marcou também o final de uma parceria com Maura que só voltaria a acontecer 20 anos depois em "Volver". Destaque para as músicas "Puro Teatro" e "Soy Infeliz".

De Salto Alto(Tacones Lejanos, 1991)

Tacones marca uma mudança definitiva na filmografia do diretor, um refinamento natural. Marisa Paredes interpreta, Becky, uma estrela da música e que depois de anos afastada volta a Espanha para reencontrar sua filha, vivida por Andrea Caracortada. Um filme onde Almodóvar homenageia Bergman e seu Sonata de Outono, ao retratar uma complexa relação entre mãe e filha. A personagem de Abril é âncora de telejornal, mais tarde ela também viria a ser apresentora, Andrea Caracortada, do TRASH Lo Peor del Dia em Kika. Entre os momentos mais sublimes do filme está a participação de Miguel Bosé como a travesti Letal dublando Un Año de Amor. A travesti Bibi Andersen, outra de las chicas almodóvar também aparece em um divertido balé de presidiárias.

La Flor de mi Secreto(1995)

Reafirmando-se como um diretor que capta o universo feminino, Almodóvar realizou La Flor de mi Secreto. Um filme sobre uma escritora, interpretada por Marisa Paredes e sua crise, tanto conjugal quanto criativa. O filme além de ótimos momentos cômicos tem no elenco Chus Lampreave e Rossy de Palma, e abre espaço a dança flamenca, representada por Joaquin Cortez. O filme também alavancou a carreira de Chavela Vargas que andava um pouco esquecida, aqui ela aparece em uma televisão de bar cantando En el ultimo Trago enquanto Paredes lamenta sua vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Mulheres a beira de um ataque de nervos" é clássico!!! Vi no mês passado e adorei, considero o terceiro melhor do Almodóvar - atrás apenas de "Tudo Sobre Minha Mãe" e, claro, "Fale com Ela".

Anônimo disse...

Adoro todos esses filmes do Almodóvar!