sexta-feira, 29 de agosto de 2008

DIRETOR DA SEMANA - ALMODÓVAR


Há muito o que falar sobre a trajetória de Almodóvar, por isso o especial não termina hoje e vai até domingo. Em compensação semana que vem não homenagearei nenhum diretor, até porque quero assistir outros filmes e comentá-los aqui no blog.

Mulheres a beira de um ataque de nervos

Filme que deu a Almodóvar o tão esperado reconhecimento internacional. Em uma de suas melhores comédias, Carmen Maura vive Pepa, uma atriz em crise com o amante, Iván. O diretor abusa de cores e dos seus já tão característicos diálogos no longa que para mim é um dos mais completos. "Mulheres" marcou também o final de uma parceria com Maura que só voltaria a acontecer 20 anos depois em "Volver". Destaque para as músicas "Puro Teatro" e "Soy Infeliz".

De Salto Alto(Tacones Lejanos, 1991)

Tacones marca uma mudança definitiva na filmografia do diretor, um refinamento natural. Marisa Paredes interpreta, Becky, uma estrela da música e que depois de anos afastada volta a Espanha para reencontrar sua filha, vivida por Andrea Caracortada. Um filme onde Almodóvar homenageia Bergman e seu Sonata de Outono, ao retratar uma complexa relação entre mãe e filha. A personagem de Abril é âncora de telejornal, mais tarde ela também viria a ser apresentora, Andrea Caracortada, do TRASH Lo Peor del Dia em Kika. Entre os momentos mais sublimes do filme está a participação de Miguel Bosé como a travesti Letal dublando Un Año de Amor. A travesti Bibi Andersen, outra de las chicas almodóvar também aparece em um divertido balé de presidiárias.

La Flor de mi Secreto(1995)

Reafirmando-se como um diretor que capta o universo feminino, Almodóvar realizou La Flor de mi Secreto. Um filme sobre uma escritora, interpretada por Marisa Paredes e sua crise, tanto conjugal quanto criativa. O filme além de ótimos momentos cômicos tem no elenco Chus Lampreave e Rossy de Palma, e abre espaço a dança flamenca, representada por Joaquin Cortez. O filme também alavancou a carreira de Chavela Vargas que andava um pouco esquecida, aqui ela aparece em uma televisão de bar cantando En el ultimo Trago enquanto Paredes lamenta sua vida.

Michael, eles não ligam pra gente!


Muito se comentou nas últimas semanas sobre o meio século de Madonna, mas e o Michael Jackson? A ex-diva POP também chega na casa dos 50, e seu aniversário é hoje! Ele que foi fênomeno da música mundial, hoje anda um pouco apagadinho(literalmente), mas sua obra está aí para que nunca seja esquecida. Eu adoro esse vídeo de They don't care about us, que Jackson veio gravar no Brasil em 1996, no Rio, em uma favela e em Salvador junto do Olodum no Pelourinho. É quase tosco, e aquela caidinha do Michael é inesquecível.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

La Mala Educacion(Espanha, 2004)


Não posso dizer que A Má Educação seja o melhor filme de Almodóvar, bem que eu gostaria, mas nem de longe me causou as sensações de seus filmes mais recentes Tudo sobre minha mãe e Fale com Ela, com certeza não é tão emotivo e nem tão sentimental quanto estes, mas segue mantendo muito bem o nível. Também não é de tão fácil entendimento, já que faz indas e vindas em um filme dentro do filme. A propósito, filmes dentro do filme tem se tornado a especialidade do diretor.

As boas coisas já aparecem logo de início quando Almodóvar apresenta seus créditos da mesma maneira que fazia com seus filmes mais antigos, sobrepondo imagens em uma espécie de colagem, logo corta para a casa do diretor Enrique, na Madri de 1980, onde até as cores do lugar lembram a estética almodovariana da época, Ignacio lhe visita para entregar um relato que mais tarde se tornará roteiro para um novo filme.

O diretor de cinema é interpretado por Fele Martinez, de Tesis, e que trabalha aqui pela segunda vez com Almodóvar, antes fez O Amante Minguante, o filme mudo dentro de Fale com Ela, e Ignácio é o já tão famoso Gael García Bernal, que também interpreta a travesti Zahara, aliás em sua primeira cena aparece dublando Quizás Quizás Quizás, para mim a cena foi quase orgásmica, é perfeita, e na verdade minhas suspeitas sobre Gael se confirmam, mais do que um excelente ator ele também pode ser uma ótima atrz.

Na realidade acho que eu teria muito mais coisas para elogiar sobre o filme do que para criticar, só senti foi mesmo essa falta de tom dramático, mas o próprio Almodóvar define A Má Educação como um filme noir, e ele ganha esse tom quando junto da trilha se trata de um filme investigativo, quando tenta denunciar o Padre Manolo, que praticava pedofilia com os alunos do colégio. O humor aqui quase sempre fica implícito, mas é fácil identificá-lo quando já se acompanha Almodóvar.

As semelhanças de A Má Educação com outros filmes do diretor são grandes, principalmente com A Lei do Desejo, que também tinha um diretor de cinema gay como protagonista, que de alguma maneira acaba refletindo o próprio Almodóvar, e ainda tinha uma transexual abusada por um padre e que teve um caso com o pai, e outro filme que tem várias coisas em comum acho que é Maus Hábitos, que denuncia a hipocrisia da igreja católica.

A premissa do filme já foi discutida várias vezes por sua polêmica, a história do Padre Manolo que abusa sexualmente dos alunos do colégio onde é diretor, mas as cenas de pedofilia não são explicitas nunca, elas apenas aparecem com sutileza,como quando o padre canta junto de Ignácio Moon River, ou então está nos diálogos dos personagens já adultos que refletem os fatos de suas infâncias até hoje.

Quem também está muito bem é Javier Camara que só aparece no início mas garante ótimos momentos ao filme, inclusive diálogos bastante típicos do diretor, e Daniel Gimenez Cacho que também é mexicano e interpreta o padre também está muito bem.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

TRAILER PARA LOS AMANTES DE LO PROHIBIDO

Trailer para los amantes de lo prohibido foi um curta-metragem que Almodóvar realizou para divulgar Que fiz para merecer isso? em 1984. O curta tem no elenco a travesti Bibi Andersen, e é uma espécie de musical, com várias canções trágicas e divertidas como Soy lo Prohibido e Where is my man.

Novo disco do Peter Bjorn and John


No final do mês que vem, chega às lojas, e provavelmente antes disso na internet "Seaside Rock" novo disco da banda sueca Peter Bjorn and John. Mas dessa vez nada de assovios, é que o álbum dos autores do hit Young Folks será todo instrumental.

confere a tracklist:
01 - Inland Empire
02 - Say Something (Mukiya)
03 - Favour of the Season
04 - Next Stop Bjursele
05 - School of Kraut
06 - Erik’s Fishing Trip
07 - Needles and Pills
08 - Norrlands Riviera
09 - Barcelona
10 - At the Seaside

Via In New Music We Trust

Que fiz para merecer isso?(Espanha, 1984)




Em Que fiz para merecer isto? quarto filme de Almodóvar, Carmen Maura volta ao posto de protagonista. Ela interpreta uma faxineira, que mora na zona periférica de Madri, com marido, filhos e a sogra, interpretada por Chus Lampreave.

Aqui Almodóvar já mostra planos bem mais elaborados e a estética kitsch mais refinada. O universo bizarro também segue presente em personagens como a prostituta Cristal(Verónica Forqué) e a menina super-poderosa Vanesa.

O longa tem ainda participação de Pedro Almodóvar ao lado de McNamara dublando La Bien Pagá, e Cecilia Roth em um spot publicitário muito louco. O que fiz para merecer isso? foi relançado nos cinemas brasileiros em 2006.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

¡qué síndrome!


Cena impagável de Labirinto de Paixões(1982), segundo filme de Almodóvar. Em cena Fabio McNamara e Alaska.

The Teenagers


Me dei conta que na semana passada eu falei apenas de cantoras aqui no Blog. Então, vamos começar mais essa semana musical com uma banda francesa, formada por três meninos parisienses, o The Teenagers. O grupo que lançou o primeiro disco Reality Check em 2006 e ficou conhecido graças às ferramentas da internet, como o MYSPACE. A exemplo do Air e Justice eles se aventuram pela música eletrônica, entre suas melhores faixas estão Homecoming(clipe abaixo), Love No e Fuck Nicole.Como o nome sugere, as letras são todas meio adolescentes. Os rapazes também são responsáveis por vários remixes bacanudos de artistas POP que andam circulando por aí.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del montón


Primeiro longa-metragem de Pedro Almodóvar, Pepi, Lucy, Bom y otras chicas del montón tem uma certa influência de John Waters e seu universo absurdo. Um filme despretensioso, tosco de certa maneira e que já mostrava o grande potencial do diretor.

Carmen Maura, protagoniza o primeiro de vários filmes que ainda faria com o diretor. Ela é a Pepi do título, uma moça descolada que cultiva um jardim de maconha em casa, enquanto guarda a virgindade(pelo menos frontal) para vendê-la e ganhar muito dinheiro. Mas logo no início é estuprada, ou seja, seus planos foram por água a baixo. A fofa jura vingança e acaba pervertendo Lucy, a mulher do estuprador.

Existe também uma banda de hardcore que é liderada por Bom, uma freak de 16 anos, que acaba desenvolvendo uma relação sadomasoquista com Lucy. As três amigas frequentam lugares do underground madrilenho. Inclusive num desses lugares, Almodóvar aparece apresentando um concurso de ereções.

Um filme totalmente inusitado com momentos hilários. Mas o melhor de tudo é ver como uma carreira brilhante começou e que muitos dos elementos do primeiro filme seguem presentes até hoje, bem mais evoluídos, é claro.

DIRETOR DA SEMANA - PEDRO ALMODÓVAR


Hoje começa a Semana Almodóvar, inclusive no Layout. Todos os dias comentarei seus filmes, além de postar vídeos y algunas cositas más. Pedro Almodóvar é meu diretor preferido, o que mais me inspira e um dos poucos de quem assisti todos os filmes. Sua trajetória começa no fim dos anos 70, com a chamada movida madrileña, sempre com estilo único e humor peculiar ele atravessou os anos criando roteiros e filmes impressionantes.

2009 - Los Abrazos Rotos
2006 - Volver (Volver)
2004 - Má educação (La mala educación)
2002 - Fale com ela (Habla con ella)
1999 - Tudo sobre minha mãe (Todo Sobre Mi Madre)
1997 - Carne trêmula (Carne Trémula)
1995 - A flor do meu segredo (La Flor de Mi Secreto)
1993 - Kika (Kika)
1991 - De salto alto (Tacones Lejanos)
1990 - Ata-me! (¡Átame!)
1988 - Mulheres à beira de um ataque de nervos (Mujeres Al Borde De Un Ataque de Nervios)
1987 - A lei do desejo (La Ley Del Deseo)
1986 - Matador (Matador)
1984 - Que fiz eu para merecer isto? (¿Qué he hecho yo para merecer esto?!!)
1983 - Maus hábitos (Entre Tinieblas)
1982 - Labirinto de paixões (Laberinto de Passiones)
1980 - Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón

O que tocar em uma Parada Gay?


Ontem rolou a Parada Gay aqui em Pelotas, fui convidado pra tocar, sem cachê, sem nada, só pela boa vontade, resolvi encarar a experiência. Mas na hora em que percebi que não tinha o perfil muito adequado para a ocasião já não tinha volta atrás. O público formado basicamente pela massa só ia se empolgar se bombasse um pagodão. Eu toco coisas que não gosto mas faço minhas restrições. O som rolava entre os incansáveis shows de bate-cabelo, os quais eu também me encarreguei de por a música, mas raramente dava pra tocar uma das minhas inteira. Tentei me adaptar, ser o mais pop possível, fui lá e missão cumprida!

Noporn - Baile de Peruas
Britney Spears - Gimme more
Rihanna - Dont stop the music
Madonna - Give 2 me
Sammin - Heater
Abba - Dancing Queen
Goldfrapp - Oh, la, la
Frenéticas - Perigosa
Amy Winehouse - Rehab
Gretchen - Conga, Conga, Conga

domingo, 24 de agosto de 2008

DIRETOR DA SEMANA - DAVID CRONENBERG

Peço desculpas por só conseguir encerrar o especial Cronenberg agora, mas é que nos dois últimos dias fui tomado por uma enorme falta de tempo. Ficou faltando comentar grandes filmes como Spider, Videodrome, Crash e Zona Morta, mas como seriam apenas 5 filmes tive que me decidir entre alguns.

Marcas da Violência(EUA, 2005)

Depois de Spider - Desafie sua mente, um filme coplexo e perturbador David Cronenberg continua mostrando plena forma em Marcas da Violência, longa onde abandona um pouco o escatológico e o surreal para fazer um cinema mais cru.

Logo no início uma cena de impacto, sangue, mortos e um tiro na cabeça de uma criança, corta para a vida tranquila e exemplar de Tom Stall, um homem que vive em uma cidade pacata com sua esposa, filhos e o negócio promissor, o que na verdade é uma vida de farsas já que depois de matar dois assaltantes em seu restaurante ele acaba sendo procurado por gangsters que acreditam que ele seja um grande matador do passado.

Viggo Mortensen vive esse herói que ao mesmo tempo é anti-herói, e consegue se desvincilhar bem rápido da imagem que construiu para a trilogia de O Senhor dos Anéis, mostrando uma de suas melhores atuações, talvez porque por trás de tudo contasse com uma direção competentíssima.

No elenco ainda tem Maria Bello que achei incrivelmente parecida com a Diane Lane e Ed Harris que está de colocar medo.

Marcas da Violência é ainda mais profundo quando mostra as frustrações do filho adolescente reprimido pela monotonia da família, e que cresce com o desenrolar da trama, além de duas ótimas cenas de sexo entre Mortensen e Maria Bello que definem muito bem os momentos da história.

ps: a partir de amanhã começo a analisar a obra de outro diretor, dessa vez o meu preferido de todos.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Konichiwa Bitches


Tinha um certo preconceito com a cantora Robyn, via ela como uma nova Pink ou algo parecido, culpa do corte de cabelo, mas aí resolvi escutar com atenção, porque me pediram na pista, e não é que gostei? E fiquei louco pra ter em meu case e discotecá-la.
A Robyn, é sueca e começou a carreira musical em 1991. Depois de muito penar na indústria fongráfica a fofa lançou seu próprio selo, o Konichiwa Records. Em parceria com a Island Records a faixa Konichiwa Bitches(o clipe é ótimo, veja abaixo), um de seus primeiros grandes sucessos e minha faixa preferida até agora começou a bombar, outros singles vieram depois como 'With Every Heartbeat' e 'Handle me', sempre marcados pela batida electropop.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

DIRETOR DA SEMANA

eXistenZ(EUA, 1999)

eXistenZ filme de sua leva mais recente, porém não muito popular tem um roteiro que é muito original, apesar de remeter um pouco ao que conhecemos por Matrix. É um thriller psicológico, onde não há limites entre real e virtual.

Em um futuro próximo, os homem abrem "bio-portas" em seus corpos, que dão acesso aos Game-Pods, também conhecido como casulos por onde se jogam os jogos, experiências transcendentais que confudem real com o virtual. Aqui o diretor também extravaza na estética grotesca e reafirma sua ficçassão amfíbia.

A designer de jogos Allegra(Jennifer Jason Leigh) passa a ser perseguida por fanáticos religiosos que são contra essa nova forma de fuga da realidade. Para escapar da morte conta com a ajuda de Ted Pycles, personagem de Jude Law. Com esse filme, David Cronenberg nos convida a jogar seu jogo, e se surpreender em um mundo onde nada é o que aparenta ser.

Enraivecida na Fúria do Sexo(Canadá, 1977)

O nome original, Rabid significa raiva, no título brasileiro a fúria do sexo é para aproveitar o fato da protagonista ser Marylin Chambers, uma Porn Star setentista. No filme sua personagem, é a transmissora de uma mutação genética, uma espécie de vírus que transforma quem é mordido em zumbis/vampiros.

Aqui Cronenberg, em uma de suas primeiras obras, ainda engatinhava em aspectos estéticos que mais tarde o consagrariam, mas já mostrava a crítica social e a barbárie criada em laboratório.

O filme pode ser um pouco tosco, mas tem lá seus bons momentos principalmente por mostrar os primeiros momentos na carreira de um futuro grande cineasta.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Um Drink no Inferno


A neo-zelandesa Ladyhawke(o nome faz referência ao filme O Feitiço de Áquila) está lançando o clipe de seu segundo single, o primeiro foi a bem-sucedida Paris is Burning, que ganhou inclusive versão em francês. O vídeo da música Dusk till Dawn é praticamente uma releitura do clássico Thriller, mostrando vilôes do cinema de horror em máscaras e camisetas. É a moça em seus pesadelos. A música, assim como a primeira divulgada é uma delícia, e super cabe na pistinha de dança.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Mosca(EUA, 1986)


Tido como a obra-prima de David Cronenberg, seu longa A Mosca, de 1986, foi um divisor de águas no gênero ficção científica. Jeff Goldblun interpreta Seth Brundle, um cientista obcecado por seu experimento, um teletransportador. Recluso, ele vive praticamente apenas para sua invenção, e se deslumbra quando conhece a jornalista Verônica Quaife(Geena Davis).

Entre Verônica e a ciência ele acaba se auto teletransportando, o que acidentalmente gera sua mutação com uma mosca, até então o invento funcionava muito bem com objetos. A princípio ele se torna uma espécie de super-herói, mas aos poucos seu corpo vai se deteriorando e ele assume a forma de mosca. A trama remete ao clássico literário Metamorfose de Franz Kafka.

O filme que é cheio de momentos perturbadores é lembrado por suas diversas sequências um tanto escatológicas e nojentas. Atualmente A Mosca, que é refilmagem de um filme B dos anos 50, foi adaptado para os palcos e se tornou ópera na Europa.

UPDATE: Segue foto da ópera que estréia no dia 7 de setembro em Los Angeles.

A Fama de Lady Gaga


Já falei na moça por aqui, a Lady Gaga foi revelada para o mundo durante sua apresentação no Miss Universo, depois disso, seu primeiro single Just Dance, virou hit na internet e pelas pistinhas descoladas. Agora, depois de causar certo frisson, a nova-yorkina finalmente lança seu primeiro álbum, The Fame.

O disco que tem 13 faixas é marcado por um POP safado, o batidão de faixas como Poker Face, Love Game, Boys, Boys, Boys e Money Honey, e algumas poucas baladinhas, caso de Again Again e Brown Eyes. O trabalho é um belo debut apesar de que muito provavelmente não agrade àqueles de gosto mais herudito.

É 2008 se revelando o ano das cantoras. Dizem que Gaga agora trabalha junto de Britney Spears no novo disco da pimentinha do POP, além é claro, de estar fazendo campanha de lançamento de seu próprio álbum. O vídeo do segundo single, Love Game, já está disponível na rede, e o download do álbum também!
DOWNLOAD

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Roisin Murphy by Gucci

A hype e ex-vocalista do Moloko, Roisin Murphy, está na trilha sonora do novo comercial da marca Gucci. Estrelada pelo ator James Franco, a campanha é do perfume Gucci by Gucci.

DIRETOR DA SEMANA - DAVID CRONENBERG


A partir de hoje, toda semana irei homenagear um diretor de cinema no Blog. O primeiro escolhido foi David Cronemberg, realizador canadense que me instiga por sua filmografia sombria, violenta, escatológica, mas ao mesmo tempo bela. Diariamente comentarei aqui alguns de meus longas preferidos do diretor, começando pelo mais recente: Senhores do Crime.

Filmografia
2007 - Senhores do crime (Eastern promises)
2007 - Cada um com seu cinema (Chacun son cinéma ou Ce petit coup au coeur quand la lumière s'éteint et que le film commence)
2005 - Marcas da violência (A history of violence)
2002 - Spider - Desafie sua mente (Spider)
2000 - Camera
1999 - eXistenZ (eXistenZ)
1996 - Crash - Estranhos prazeres (Crash)
1993 - M. Butterfly (M. Butterfly)
1991 - Mistérios e paixões (Naked lunch)
1988 - Gêmeos - Mórbida semelhança (Dead ringers)
1986 - A mosca (Fly, The)
1983 - Na hora da zona morta (Dead zone, The)
1983 - Videodrome - A síndrome do vídeo (Videodrome)
1981 - Scanners - Sua mente pode destruir (Scanners)
1979 - Filhos do medo (Brood, The)
1979 - Fast company
1977 - Enraivecida na fúria do sexo (Rabid)
1975 - Calafrios (Shivers)
1970 - Crimes of the future
1969 - Stereo
1967 - From the drain
1966 - Transfer

Senhores do Crime(Eastern Promises, 2007)


Mais recente filme do diretor David Cronenberg, Senhores do Crime, mostra uma hstória mais acessível ao público comum, sem abordar muitas questões existencialistas e indo mais direto ao ponto.

Na trama, escrita por Steven Knight(de Coisas Belas e Sujas), Naomi Watts vive Anna, uma parteira que após a morte de uma paciente passa a buscar as origens do bebê órfão, dessa maneira então, se vê envolvida com a máfia russa(os ditos senhores, do título em português).

O filme também marca a volta da parceria Viggo Mortensen-Cronenberg iniciada em Marcas da Violência e que vêm dando muito certo. Aqui Mortensen, que foi indicado ao Oscar pelo papel, interpreta o “motorista” da família russa, um personagem completamente ambíguo, responsável por cenas instigantes. O elenco conta ainda com o francês Vincent Cassel.

Características clássicas do diretor estão aliadas a uma bela direção de fotografia feita por Peter Suschitzky, fotógrafo de seus antigos longas. Não falta perturbação, sangue e sequências de tirar o fôlego, ambientadas em uma sombria e perigosa Londres.

sábado, 16 de agosto de 2008

Dance, Dance, Dance

Deixo vocês com a parceria que rolou entre Lykke Li e El Perro del Mar feita pelo Blogotheque, um site cheio de novidades e clipes incríveis. A cantora canta acompanhada pela bandinha folk, Dance, Dance, Dance, música de seu repertório, além de algumas outras.


A dica foi do Bruno Barreto

Bom fim de semana e até segunda

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Winslet e DiCaprio: Juntos de Novo


Kate Winslet, atriz de quem gosto muito, e Leonardo DiCaprio, ator por quem tenho uma certa implicância(confesso), estão juntos de novo na telona. Onze anos após serem consagrados pela parceria em Titanic, os atores estão terminando de rodar Revolutionary Road, noo longa de Sam Mendes(Beleza Americana). Ambos voltaram a fazer cenas de sexo, quem não lembra da mãozinha no caro no filme de John Cameron. Kate declarou que rodar as cenas picantes foi muito estranho, já que Mendes, é seu marido. O filme traz ainda no elenco Kathy Bathes, e tem estréia prevista para dezembro nos Estados Unidos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

notícias rotas




As rodagens de Los Abrazos Rotos, novo longa do querido Pedro Almodóvar, estão a todo vapor. O diretor postou em seu blog um texto, devidamente ilustrado, onde comenta a satisfação de estar trabalhando com atrizes que marcaram sua filmografia, Rossy de Palma, Chus Lampreave, Kiti Manver e Angela Molina(Carne Tremula). Todas fazem apenas uma curta participação no filme que tem Penélope Cruz como protagonista. Sobre Chus, uma espécie de segunda mãe, Almodóvar fez uma retrospectiva das obras em que trabalharam juntos, e não são poucas, em Los Abrazos Rotos, a atriz aparecerá em Chicas y Maletas, o filme dentro do filme.
Faltou só a Marisa Paredes!

sonhos lúcidos


Já circula na internet e pelas principais radios do mundo, Lucid Dreams, música nova do Franz Ferdinand, uma das bandas mais hypadas da atualidade, e que lança disco novo provavelmente no primeiro semestre do ano que vem. A música pra mim soou bem Franz Ferdinand mesmo, e deve se tornar hit do quarteto escocês assim como Take me out, This Fire e The Fallen.

DOWNLOAD

via Rock for Masses

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

la cubanita


La Lupe é uma cantora nascida em Cuba. Conheci através dos filmes de Almodóvar, ela canta Puro Teatro na trilha de Mulheres a beira de um ataque de Nervos. Considerada uma das rainhas da salsa e do "latin soul", é conhecida pelos gritinhos inconfundíveis, por ser um diablo no palco e ter um repertório digamos, bem caliente.

Tem uma versão de Fever(rrrr), o clássico do JAZZ, com um sotacão de hispânica que é imperdível. Também gosto muito de La Gran Tirana (Segun tu punto de vista, yo soy la mala)e La Bomba. Hoje ela está com 68 anos, vive em Miami, e tem esse MYSPACE, meio poluído, porém cheio de fotos, capas de disco e o seu som, muito gostoso.

Vale registrar que um grupo de São Paulo fez uma peça de teatro contando a vida da cantora.

b.o.n.i.t.a.




Essa é minha prima Lia. A fofa está sendo descoberta pelo mundo da moda, pudera, tem altura, carão e biotipo de modelo. Estamos aqui torcendo para que seja a próxima gaúcha a causar nas passarelas do mundo.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

que peninha de galinha

Cosas que nunca te dije


Cosas que nunca te dije é o nome de um dos primeiros trabalhos da espanhola Isabel Coixet na direção. Apesar de suas origens ela constituiu sua carreira fazendo cinema falado em língua inglesa, e que já lhe rendeu algumas pequenas obras primas(Minha Vida sem mim, A Vida Secreta das Palavras).

O longa foi roteirizado pela própria Coixet, e é cheio de sutilezas assim como seus roteiros mais conhecidos. A diretora nos conta a história de Ann, personagem de Lili Taylor, que após ser dispensada pelo namorado procura a ajuda de um "disk esperança" onde acaba se envolvendo com Don(Andrew McCarty), ambos estão entrelaçados com todos os outros personagens.

Apesar do filme mostrar que a diretora começava a dar seus primeiros passos, o roteiro é louvável, cheio de sacadas inteligentes que refletem em planos também muito bem bolados, sempre com um toque muito feminino. No elenco tem ainda Alexis Arquette, hoje transexual, e que no filme casualmente também envolve-se com uma transex.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

vídeo novo da Santogold

Volta e meia eu falo dela aqui, a Santogold vem causando na mídia com seu CD de estréia e acaba de lançar clipe novo. O vídeo de The Creator, música que tem uma vibe meio M.I.A. não supera a qualidade do anterior Les Artistes, mas dá bem pra ver o remelexo e conferir o vozeirão da Santi.

SEMANA MADONNA

Sempre disse não ser fã de Madonna, e realmente não sou, eu gosto de algumas coisas e algumas fases dela, isso não dá pra negar, mas de fã estou longe. Aí pintou de tocar em duas festas porque a tiazinha mais badalada do POP está completando 50 anos essa semana e 25 anos de uma carreira super bem sucedida. Tá pipocando especial Madonna por todos os lados, na sexta-feira eu toco no ODEON, buatchy onde discoteco periodicamente aqui em Pelotas, mas que estou deixando no dia 03 de outubro para me dedicar por completo ao Limonada Lounge. No sábado vou a Porto Alegre pra discotecar na PISTA POP do Cine Theatro Ypiranga, na festa Top Madonna. A overdose POP será fuerte durante essa semana!

vapor de virilha

O Las Bibas from Vizcaya é uma dupla de humoristas que se popularizou por suas performances bizarras na noite de São Paulo. Depois começaram a bombar na internet, lançaram podcasts, discos e uma trilogia de paródias da novela Vale Tudo, o Vale Tudo Fia, que é hit no YouTube. Apresento agora a mais nova obra das bibas, o surreal Vapor de Virilha, baseado em fatos reais, o curta e estrelado por Dolores de las Dores.

a volta dos que não foram

Depois de um final de semana turbulento, com assaltos, ansiolíticos, dia dos pais e fondue de queijo que resultou em bafo de alho eu estou de volta. Meu amigo, Bruno, me mostrou hoje Cripple and Starfish, clipe lindíssimo do Antony(dos The Johnsons), que eu achei belissimo e ilustra bem essa situação de gongação e violência. Bom, queridos leitores, o Algunas Cositas más está de volta com sua programação normal.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

my little Runaway


Saiu o terceiro clipe do novo disco do Ladytron, Velocífero(que já comentei aqui). A música escolhida foi uma das minhas preferidas Runaway, e o vídeo é um mergulho em listras preto e branco. Achei bem digno.
Ladytron-Runaway (Myspace Exclusive)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Be Your Own Pet lança clipe de despedida

O Be Your Own Pet, bandinha rock de garagem que decretou seu final oficialmente essa semana, lançou clipe novo pra marcar a despedida. A música escolhida foi Becky, um rockzinho meio anos 60, que foi barrado pela gravadora de entrar no disco “Get Awkward” por ser considerada violenta demais. A resposta a censura está agora no vídeo que de violento pode não ter nada, mas marca o encerramento prematuro da banda formada em 2003 e que só lançou dois discos em sua curta carreira.


Via Sub Som.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

sou um ciborgue, mas okey!


O diretor coreano Park Chan Wook, autor da fenomenal Trilogia da Vingança(OldBoy, Lady Vingança e Sr. Vingança) alivia um pouco a agressividade nesse I'm Cyborg but that's ok, filme que surge muito mais leve, mas ainda assim carregando complexidade.

A história se passa em um manicômio, o que já explica muita coisa. A jovem Young-Goon vai parar na clínica por crer que é um ciborgue, lá acaba conhecendo vários outros reclusos, e suas particularidades, se interessa especialmente por Park IlSun, um jovem que acredita roubar a alma das pessoas.

Apesar do roteiro ser bem interessante, o que se sobresai é o visual video-cliptico à la Michel Gondry. Tudo é belo, colorido e surrealista. É uma fusão entre linguagens do Oriente com o Ocidente e que acaba dando muito certo.

Brazilian Girls lança terceiro disco


O Brazilian Girls, que de brasileiro tem alguma influência de bossa nova e uma parceria com Bebel Gilberto, e que de garotas só tem a vocalista Sabina Sciubba, está lançando disco novo. O trabalho que leva o mesmo nome da cidada natal da banda New York City está permeado por tango eletrônico e chill out, características que marcaram os álbuns anteriores "Brazilian Girls"(2005) e "Talk to la Bomb"(2007).

Duas faixas homenageiam cidades, a que abre o disco St. Petesburg, e Berlin, onde Sabina recebe a Dietrish e canta com sotaque alemão uma música vintage, estilo Cabaré. O espanhol também está presente na ótima Ricardo e na mística Mano de Dios. O disco no geral faz uma grande brincadeira com idiomas, um passeio pela Torre de Babel. A melancólica L'interprete por exemplo, é cantada em francês.

Losing myself, é a mais animada do disco, caberia bonita numa pistinha de dança. Good Times também marca esse momento mais alegrinho do álbum. Para o Brasil está reservada a faixa Internacional, a mais influenciada pela música de nosso país, e que cita Salvador da Bahia e Rio.

Teresa e o Aquário


Na última sexta-feira, 1º, rolou no DAD em Porto Alegre um Workshop do espetáculo Teresa e o Aquário, que tem estréia prevista para dezembro no Theatro São Pedro. Juntos, pela manhã assistimos a uma série de performances que mais tarde serviria de base para a oficina de Teatro coordenada pelo encenador João de Ricardo. Respirávamos em nossos balões de oxigênio o mesmo ar e voltávamos a infância, época em que vivemos intensamente nossas brincadeiras e passamos a crer piamente nelas. As projeções nas paredes serviram de apoio para nos transportar a universos aquáticos e estéticos e o auxílio de alguns objetos nos levavam a coisas abstratas e irreais, fita crepe amarrada no corpo, virou cordão umbilical ou tentáculos, por exemplo. Teresa e o Aquário é um projeto líquido, que vai se modelando de acordo com as vivências de seus realizadores, e essa sem dúvida foi uma experiência inclusa nisso. Dentro desse aquário, cada participante da oficina pôde experimentar sensações, ganhar novas vidas e transcender o mundo exterior. O novo espetáculo da Cia. Espaço em Branco(Andy/Edie, Extinção) coloca novamente juntos em cena Sissi Venturin e Lisandro Belotto, que anteriormente interpretaram o casal Edie Sedgwick e Bob Dylan. O projeto também tem um blog onde podem ser encontradas mais informações. Depois de estar de certa forma dentro disso tudo me resta agora, aguardar ansioso pela estréia nos palcos.

*foto by Bruno Gularte Barreto

terça-feira, 5 de agosto de 2008

via láctea


A Via Láctea* é uma colcha de retalhos que só se costura no desfecho. Um filme sobre casais, sem se comprometer com uma narrativa certinha, e que em certo momento me lembrou a loucura de Eu sei que vou te amar, de Arnaldo Jabor. Marco Ricca e Alice Braga interpretam um casal em conflito, após uma briga no telefone ele tenta alcançá-la, mas as indas e vindas da história os levam a diversos momentos de seu relacionamento. O pano de fundo para isso tudo é o caos da metrópole São Paulo. Dirigido por Lina Chamie o filme agora está disponível nas locadoras.

*A Via Láctea também é nome de um filme de Luis Buñuel, diretor homenageado no mês no forum Making Off e que breve homenagearei aqui também.

novo clipe do Yelle: Ce Jeu

Depois de duas versões para o hit A Cause des Garçon e de Ye Veu tu voir, o Yelle, banda de electro francesa, lança o clipe de Ce Jeu, terceiro single de seu álbum de estréia Pop Up. O video mais uma vez está marcado pela extravagância em óculos e máscaras e listras em branco e vermelho chegam a lembrar um pouquinho os rockeiros do The White Stripes.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

novos clipes de duffy e lykke li

As duas são revelações do mundo POP. Duffy vem causando alarde com seu hit Mercy e lança agora o vídeo de Stteping Stone, música de Jimi Hendrix que regravou e foi escolhida como terceiro single. Já a segunda é sensação do público pop mais altenativo com sua voz doce e quase infantil, ela lança o clipe de Breaking it up, uma das melhores músicas de seu disco de estréia.



Imagens não morrem nunca, capitão!


No dia 08/08/08 chega aos cinemas A Encarnação do Demônio, última parte da trilogia iniciada por Zé do Caixão, personagem vivido por José Mojica Marins em A Meia noite levarei sua alma(1964) e Esta noite encarnarei no teu cadáver(1967).

Este foi o primeiro longa de Mojica desde 1986, quem espera uma coisa mais tosca e artasenal pode se surpreender, A Encarnação do Demônio tem uma bela produção e uma bonita estética dentro do que se propôe aliada ao folclore brasieiro. Depois de 40 anos preso em um manicômio, Zé é posto em liberdade e volta a horripilar a cidade de São Paulo com muitos banhos de sangue, olhos furados, bichos nojentos, peitos de fora e visitas transcendentais.

É bom ver o nível que chega o trabalho de Mojica junto de uma equipe super competente, apesar do filme se tornar repetitivo algumas vezes, são poucos os momentos descartáveis. O gaúcho Denison Ramalho é um dos responsáveis pelo elenco e também por juntar sua marca a de Mojica. É insano sim, sádico, cheio de coisas grotescas que podem revirar os estômagos mais sensíveis. Mas nesse gênero pouco explorado no cinema nacional, é terror como nunca se viu antes.

No elenco, fica marcada a participação de Jece Valadão em seu último filme, e que não pode ser concluída, o sósia americano de Mojica também surpreende pela semelhança, a recriação dos filmes antigos de Zé, se parecem muito com os originais. Tem ainda o lendário teatrólogo Zé Celso Martinez numa espécie de "guia espiritual" se assim pode ser chamado, de Zé.

Prepare o estômago, ria para não se escabelar, e corra até ao cinema mais próximo para assistir "A Encarnação do Demônio" porque como diz o próprio Jozefel "Imagens não morrem nunca, capitão".


na foto: Bruno Barreto(o homônimo), eu, Mojica e João de Ricardo na pré-estréia do filme que rolou no Santander Cultural em POA.

domingo, 3 de agosto de 2008